M. Francis Portela
M. Francis Portela
Investigador
Benedetto Bufalino é um artista plástico com uma atração por tudo o que tenha a ver com transportes. No entanto, a maior parte das suas criações, embora sejam baseadas em automóveis, acabam por nunca sair do sítio, pois já não podem circular. Umas, por motivos legais, outras, porque não têm um motor ligado às rodas. Por isso, desta vez resolveu fazer algo mais simples, com base num sinal de trânsito.
M. Francis Portela
M. Francis Portela
Investigador

O artista franco-italiano, baseado em Paris, deve ter acordado um dia com vontade de andar de skate, mas não o quis fazer num skate normal. Em vez disso, aproveitando um momento de inspiração, pegou num sinal de trânsito vulgar, com indicações de fim de estrada com prioridade e proibição de virar à esquerda. Os eixos de skate foram retirados da prancha normal de madeira e colocados sob os sinais, e Bufalino resolveu manter o varão. Apesar das suas dimensões parecerem ser um obstáculo para os seus movimentos no trânsito urbano (o skate ficou com mais do dobro do comprimento normal), acabou por não interferir na diversão.

Em vez de um vulgar sinal de trânsito a fazer a sua função habitual, agora que foi transformado em skate, deixou Benedetto Bufalino com um novo meio de transporte apropriado para a cidade, que não polui, não faz barulho e permite-lhe circular mais depressa entre os peões. E também fica a mensagem para as autoridades de Paris que, em vez de ter um sinal de trânsito a dizer-lhe o que deve fazer, o artista resolveu fazer o que teve vontade com um sinal de trânsito.