M. Francis Portela
M. Francis Portela
Investigador
A Boston Dynamics é conhecida pelos seus avanços em inteligência artificial, que deram origem a uma gama alargada de robôs inteligentes, que até chegam a assustar pela fluidez quase realista das suas ações e decisões. Estes robôs têm demonstrado ser cada vez mais versáteis, tanto que alguns fãs de ficção científica já fizeram piadas sobre a previsível revolta dos robôs. E quando obrigam os robôs a fazer trabalhos destes, é bem possível que as suas inteligências artificiais se fartem. Afinal, quem é que quer puxar um camião de mudanças?
M. Francis Portela
M. Francis Portela
Investigador

Foi isso que a Boston Dynamics obrigou esta “matilha” de robôs SpotMini a fazer. Estes robôs têm uma aparência parecida à do corpo de um cão e têm uma boa noção espacial de si próprios, sabendo evitar obstáculos e lidar com eles. A empresa americana de robótica espera colocá-los à venda muito em breve (o presidente Marc Raibert prometeu até ao fim do ano), pelo que resolveu mostrar um grupo de dez dos seus robôs a puxar um camião pesado.

Cada SpotMini tem a capacidade de carregar até 14 kg de peso, mesmo com pernas que têm pouca tracção. Assim, dez robôs deste género demoraram menos de dois segundos para juntar a força necessária para arrastar um camião com um peso bruto de 11,8 toneladas, mas que para o vídeo aparentava estar vazio. Mesmo assim, os robôs devem ter exaurido grande parte das suas energias, quando a sua bateria tem condições para durar um máximo de 90 minutos. Tempo suficiente para estes robôs fazerem uma revolução e dominarem o mundo.