M. Francis Portela
M. Francis Portela
Investigador
É uma cena que se repete constantemente. Alguém está na sala a ver um vídeo engraçado no smartphone, e quando vai à cozinha para o mostrar a outra pessoa, o sinal desaparece e precisa de levar toda a gente para a sala para o conseguir ver outra vez. O WiFi é presença obrigatória em quase todo o lado, mas tem muitas dificuldades em atravessar paredes.
M. Francis Portela
M. Francis Portela
Investigador

Felizmente, um grupo de investigadores da Universidade de Dartmouth encontrou a solução, e é muito simples: papel de alumínio. Usando o papel de alumínio para cobrir certas formas específicas, é possível ampliar o sinal e direcioná-lo para outras divisões da casa, ao mesmo tempo que bloqueia o acesso a outras, protegendo o sinal de invasões.

O objeto com forma especial pode ser feito em casa numa impressora 3D. Fora a aquisição desta, o investimento para ter uma peça para redirecionar o sinal, mais o papel do alumínio, deverá ficar à volta dos 30 euros, muito menos do que uma antena amplificadora. Afinal, os teoristas da conspiração têm razão é usar papel de alumínio para tudo que tenha a ver com comunicações.