M. Francis Portela
M. Francis Portela
Investigador
Um urso preso dentro de um carro obrigou um xerife assistente a fazer o heroico salvamento do carro e do animal. O incidente foi registado em vídeo pelo jornal Orlando Sentinel, localizado na Flórida, mas o ocorrido teve lugar no lago Tahoe, do outro lado dos Estados Unidos, na fronteira entre os estados da Califórnia e de Nevada. No vídeo, o agente da autoridade parte o vidro de um Subaru e depois foge antes de um urso preto saltar do interior.
M. Francis Portela
M. Francis Portela
Investigador

Aparentemente, ursos presos em carros são um insólito regular nos Estados Unidos. Guardas florestais no estado do Colorado estimam que uma média de dois a três animais ficam presos no interior de automóveis por cada semana. O urso preto, em particular, mais pequeno e ágil que o urso castanho, é também mais curioso e sociável e em certas zonas não tem medo de se aproximar de zonas urbanas, o que não quer dizer que não seja perigoso. Mesmo com um peso de 45 kg, a rapidez, as garras e os dentes de um podem ser fatais para um ser humano.

Também já foi observado que os ursos são capazes de abrir portas de automóveis. Embora não tenham polegares oponíveis, como os primatas, os ursos são invulgares dentro da ordem dos carnívoros por se locomoverem sobre a planta do pé, em vez da ponta dos dedos, pelo que as suas patas dianteiras são surpreendentemente parecidas com as de um ser humano. Por isso, embora não sejam capazes de roubar um carro, podem manipular pequenos objetos, pelo que usar o puxador da porta não é assim tão difícil para um animal curioso como o urso preto.