Lembra-se da cena do filme “Parque Jurássico” onde o velociraptor abre a porta rodando a maçaneta? Imagine que, em vez de um dinossauro carnívoro, eram um robô a fazer isso. Não é um cruzamento entre “Parque Jurássico” e “Exterminador Implacável”, são dois robôs construídos pela Boston Dynamics, capazes de reagir ao ambiente.

Para esta demonstração, a Boston Dynamics colocou dois dos seus robôs Spotmini (a firma americana tem vários modelos, todos batizados) em ação, mas apenas um equipado com uma garra capaz de agarrar objetos. Quando o robô sem garra se depara com a porta fechada, contacta o outro robô para abrir a porta para ambos poderem passar.

Os Spotminis têm 84 cm de altura (fora a garra), pesam 30 kg e podem carregar até 14 kg. Têm visão a três dimensões, que lhes permite reconhecer a posição e distância de um objeto, evitando colisões com obstáculos. Este robô da Boston Dynamics move-se com quatro pernas e os seus movimentos recorrem a 17 juntas. A garra pode ficar estática em relação ao resto do corpo, como a cabeça de uma galinha.