O mecânico está em vias de extinção?

M. Francis Portela
M. Francis Portela
Investigador
Encontrar mecânicos especializados vai ficar cada vez mais difícil. Está é uma das conclusões de uma sondagem feita pela Associação de Serviços Automóveis, nos Estados Unidos, e de uma reportagem do jornal New York Times sobre oficinas. E embora estes dados digam respeito ao outro lado do Atlântico, as origens do problema aplicam-se a todo o mundo ocidental.
M. Francis Portela
M. Francis Portela
Investigador

De acordo com estes estudos, a maioria dos jovens não tem grande interesse nem aptidão para trabalhos manuais, e grande parte da educação formal está virada para levar as pessoas para o ensino superior, e não para escolas técnicas. Esta é uma situação mais notória nos Estados Unidos, que sempre teve uma cultura automóvel de “faça você mesmo”. Cerca de metade dos mecânicos no ativo estão perto da idade da reforma e não têm aparecido substitutos, com 6000 oficinas privadas e 4000 concessionários a fecharem as portas nos EUA entre 2005 e 2015.

A BMW e a Fiat Chrysler têm tentado inverter essa tendência, promovendo cursos tecnológicos em universidades locais, oferecendo depois emprego nos seus concessionários aos jovens formandos. Estes têm de tirar um curso de 16 semanas, recebendo treino em mecânica, sistemas elétricos e software automóvel.