Fernando Alonso confirma permanência na McLaren

Fernando Alonso veio pôr fim à especulação que ligava o seu nome com uma mudança para a Mercedes, afirmando numa conferência de imprensa que “acredito neste projeto e quero ser campeão com a McLaren-Honda”. O piloto espanhol aponta este como o seu principal objetivo para a temporada de 2017.

Todos os envolvidos diretamente com este processo esperam que estas palavras vindo diretamente da boca de Fernando Alonso sirvam para acabar com os boatos. Do lado da McLaren, tanto Ron Dennis como Zak Brown já haviam dito que o contrato da equipa com o piloto não tinha cláusulas que permitissem a rescisão para se mudar para a outra equipa, e Flavio Briatore, manager de Alonso desde a sua estreia na F1, também veio a público dizer que não ia haver troca de equipa.

Dentro da McLaren, o ambiente é de confiança em relação a 2017, já que a McLaren e a Honda começaram desde cedo a preparar a nova época, com a introdução de novos regulamentos que vêm trazer mais aderência e maiores velocidades para a F1. A adaptação a uma maior velocidade é um bom terreno para os pilotos experientes como Alonso. Assim, o piloto espanhol espera poder voltar aos lugares cimeiros. Se fosse para a Mercedes, a concorrência interna com Lewis Hamilton seria ainda mais complicada do que a primeira parceria entre ambos.

Paulo Manuel Costa / Autosport