Depois de um programa de testes, a viatura irá competir contra carros de rali e ralicross convencionais, com motor de combustão, na Corrida dos Campeões Austríacos, que terá lugar no Circuito de Greinbach, antigo palco do Campeonato Europeu de Ralicross.
Designado por HIPER, o carro de Stohl encontra-se neste momento com especificação de rali, sendo que irá participar nessa categoria. Mas com o campeão austríaco de ralicross e dono do World RX Team Austria, Max Pucher, a competir com Ford Fiesta com especificação FIA do World RX, vão poder ser feitas comparações diretas entre os dois veículos.
O antigo campeão do Grupo N Manfred Stohl, que realizou a maior parte dos testes do HIPER, vai estar ao volante da máquina:
“Este será o primeiro contacto do HIPER contra carros convencionais. Temo-lo neste momento em especificação de rali e estou muito entusiasmado por ver como ele se irá comportar nestas circunstâncias”.
Apesar dos números impressionantes (544 cv e 760 Nm de binário máximo), o CEO da STARD, Michael Sakowicz, sublinhou que o evento de domingo é apenas uma forma de continuar a testar a viatura, que neste momento utiliza um chassis adaptado do Peugeot 207 S2000.
“Depois de termos realizado um bom número de sessões de testes, é tempo de ver como o carro se comporta numa situação competitiva, outro estágio do nosso programa de testes”, referiu ao motorsport.com.
André Bettencourt Rodrigues/Autosport