Uma estrela a Sul. Reputada pelo seu legado desportivo e pela sua aptidão para a produção de automóveis de características dinâmicas de relevo, a Mercedes-AMG escolheu a região do Algarve, mais concretamente, as estradas junto a Almancil, ao Autódromo Internacional do Algarve e à serra de Monchique, para a apresentação internacional do novo E63 S 4Matic+, ou seja, aquele que é o Classe E (oficial) mais potente de sempre.

Munido com o mais recente motor V8 Biturbo, calibrado para os 612 CV de potência e 850 Nm de binário, o novíssimo Classe E de altas prestações apresenta credenciais de relevo, a começar pela aceleração dos 0 aos 100 km/h em meros 3,3 segundos. A velocidade máxima está limitada aos 250 km/h, enquanto a potência é transmitida ao solo por via de um sistema de tração integral 4Matic de nova geração, em associação a uma caixa de velocidades Speedshift 9 que, como a própria denominação indica, apresenta nove velocidades.

Mas porquê Portugal? A resposta foi-nos dada pela própria diretora de relações públicas da Mercedes-AMG, Birgit Zaiser, em declarações exclusivas ao Motor24.

“Sabemos que Portugal é um país muito amistoso, que sabe receber bem e sentimo-nos muito confortáveis aqui”, começa por apontar Zaiser, enaltecendo o cariz de hospitalidade por que Portugal tem sido bastante elogiado no estrangeiro. Contudo, sendo este um modelo de elevadas prestações e com uma potência que o coloca como uma das berlinas de topo a nível global, a companhia alemã privilegiou igualmente a presença de um circuito com as aptidões do AIA, em Portimão.

“O circuito de Portimão é também muito bom para nós e para os nossos testes. Tudo combinado – as magnificas paisagens, as pessoas amistosas e esta grande pista, decidimos por Portugal. Claro, o tempo fantástico também ajudou”, acrescentou Zaiser.

Esta ação coloca, uma vez mais, em destaque a recetividade que o nosso país granjeia junto dos grandes construtores internacionais, sendo cada vez mais um território a visitar para as grandes apresentações de novos modelos. Marcas como a BMW, Peugeot ou a própria Mercedes-Benz têm efetuado diversas apresentações em Portugal, servindo também de ‘montra’ turística para muitos dos jornalistas estrangeiros.