Carros elétricos vão poder ser carregados nos candeeiros da rua

O que afasta os condutores dos automóveis elétricos não é o seu preço, que vai ficar cada vez mais reduzido à medida que a tecnologia é adotado pelo público. Nem sequer a sua autonomia, que tem sido progressivamente ampliada à medida que surge novas gerações destes automóveis. O problema é a falta de locais para recarregar a bateria facilmente, já que ainda são poucas as ruas com postos de recarregamento.

Mas existe uma empresa alemã que tem vindo a desenvolver um método barato de expandir a rede de carregamento. E para isso basta aproveitar infra-estrutura já existente, nomeadamente os candeeiros de rua. Em vez de instalar postos de recarregamento, a Ubitricity propõe uma conversão rápida dos candeeiros, com a instalação de uma tomada para ligação de um cabo de automóvel elétrico, acedendo à energia da rede pública.

Esta tecnologia começou por ser testada em Berlim e Amesterdão, mas também foi instalada recentemente em Londres, onde vai ser testada por uma frota local de híbridos plug-in. Esta tecnologia deve custar 100 euros por unidade instalada, tostões comparados ao valor de um posto de carregamento tradicional.