Mercedes C250 d Cabrio: Eu gosto é do verão!

Reis Pinto
Reis Pinto
Jornalista
Jornalista

É impossível ficar indiferente ao apelo estético deste Mercedes C250 d Cabrio, imponente na cor que a marca denomina de “cinzento Selenite magno”, mas que traduziríamos para um cinzento mate. O Motor24 experimentou-o e ficou fã das linhas, da potência do motor, dos acabamentos e dos…consumos. Gostamos menos da politica de opcionais da Mercedes que priva este carro de funcionalidades disponíveis em pequenos citadinos, mas já lá iremos.

A unidade que ensaiamos parte de um preço base de 59 700 euros para, carregada com opcionais, estar à venda por 75 913 euros. Mas nem por esse preço temos direito a avisador de ângulo morto ou transposição involuntária das faixas de rodagem ou uma simples câmara de marcha atrás. E também não gostamos de a mala só poder ser aberta à distância com chave ou através do habitáculo.
Mas tudo esquecemos assim que entramos no interior. A qualidade dos materiais e a montagem são quase perfeitas, o volante tem as dimensões exatas, os bancos suportam bem o corpo, o espaço a bordo permite acolher sem dificuldade quatro (e apenas estes) adultos e nem as necessidades do dia foram esquecidas, com espaços generosos de arrumação.
Com a capota colocada o espaço para a cabeça diminui um pouco, mas nada que impeça tiradas mais longas.
A mala é profunda, mas sofre com a intromissão da capota quando recolhida, como é normal nos carros descobertos.
O equipamento da unidade testada, cedida pela Soc. Comercial C. Santos, contemplava alguns itens que consideramos quase indispensáveis num carro premium, como o Pack Condução Dinâmica Airmatic (1 219,51 euros) – sistema de suspensão pneumática com amortecedores de regulação contínua -, ou o Comand Online (2 042,52 euros). Este C estava ainda equipado com a linhas Interior e Exterior AMG (528,46 e 1 260,16 euros, respetivamente).

Silêncio a bordo

Com a capota colocada, o silêncio e a serenidade deste C Cabrio pouco ficam a dever à versão coupé. Apenas alguns ruídos de rolamento perturbam um ambiente quase de catedral.
Completamente descoberto, que é como este carro deve ser desfrutado, além de mais parecer uma top model na passarelle, de tal forma atrai os olhares de quem passa, é perfeitamente possível manter uma conversação num tom normal de voz até aos 120/130 km/h.
Experimentámo-lo durante um belo dia de Primavera ao longo de 160 quilómetros de autoestrada, capota recolhida, vidros levantados, e nem a criançada no banco de trás se queixou.
E, como a caixa automática de nove velocidades permite, em modo E (de economia) viajar à bolina, 6,1 litros de gasóleo chegam para cobrir 100 quilómetros. Isto num carro com um motor 2.2 de cilindrada, com 204 cavalos e 500 Nm de binário máximo. Na prática, com a caixa em E o carro fica em roda-livre, ao desacoplar o motor da caixa e desliza largas centenas de metros sem gastar uma gota de combustível, pois a injeção é cortada.
E no final do teste o computador de bordo acusava 6,4 l/100 km, misturando uma condução económica com a exploração deste motor cheio de força.

Comportamento seguro

Se é verdade que dá um prazer infindo circular, lentamente, de cabelos ao vento, este C 250d presta-se ao exercício de outro tipo de condução, tão rígida é a carroçaria e tão bom o comportamento. Mesmo a ritmos mais elevados este cabrio mantém a compostura e nunca deixa o condutor em apuros, apesar de estar mais virado para o conforto. Não obstante pesar 1770 quilos (com depósito cheio e o condutor a bordo) acelera dos 0 aos 100 km/h em 7,2 segundos e tem uma velocidade máxima de 243 km/h.
E para acalmar o ritmo cardíaco já sabe: capota para trás e rolar calminho, mesmo que esteja frio, pois o sistema Airscarf, integrado nos encostos de cabeça encarrega-se de enviar ar quente para a nuca.
Para saber se este C cabe na garagem aqui ficam as medidas: 4,686 metros de comprimento, 2,016 de largura (retrovisores incluídos) e 1,40 de altura.
Os preços deste cabrio começam nos 46 450 euros (para o C180 a gasolina) e vão até aos 123.150 euros (AMG-C 63S, de 510 cavalos).

Percorra a galeria de imagens acima clicando sobre as setas.