Alpina D5 S: O diesel mais rápido do planeta

Afinal, também no mundo das preparadoras a luta por protagonismo entre Mercedes e BMW está ao rubro. A um modelo recordista da Brabus, a Alpina responde agora na mesma moeda…

Na última semana foi revelado pela Brabus, preparadora da Mercedes, o descapotável de quatro lugares mais veloz de sempre, o Rocket 900. Agora, da parte da BMW a Alpina responde ao desafio, e lança também um modelo recordista, com o D5 S a chegar com o título de modelo diesel mais veloz do planeta. Comparativamente ao motor 3.0L de seis cilindros em linha e quatro turbos que equipa o poderoso M550d, neste caso surge um bloco com três turbos e um sistema de injeção a alta pressão. O resultado final anunciado são 388CV e 800Nm, o que significa que em relação ao modelo original da marca bávara a potência é inferior em 12CV mas o binário superior em 40Nm. Com as restantes alterações oferecidas pela Alpina, o DS5 S chega aos 100km/h em 4,4 segundos, supera os 200 km/h em 17 segundos e atinge uma velocidade máxima de 286 km/h. O que significa, indica a preparadora, “o diesel de produção mais veloz disponível atualmente”.

Na mecânica surgem ainda outras alterações, com os germânicos a referirem que o chassis, sistema de travagem e suspensão são idênticos ao Alpina B5 Biturbo de 592CV. Isto significa, por exemplo, a presença de uma suspensão adaptativa que altera as configurações consoante a escolha dos modos de condução entre o Comfort+ e o Sport+. Este sistema inclui molas mais curtas e firmes, ajudando a baixar o centro de gravidade, e garante benefícios ao nível da aerodinâmica e do comportamento da direção. A versão Touring recebe ainda uma suspensão pneumática na traseira. Opcionalmente os clientes podem ainda requisitar o pack Sport Plus, com eixo traseiro direcional e barra estabilizadora ativa.

Na estética exterior o Alpina D5 S permanece fiel à máxima do design de aliar forma e função, com alterações que o ajudam a atingir a forma de uma atleta de topo. Assim surgem entradas de ar maiores no para-choques dianteiro, mantém a grelha ativa BMW e inclui quatro saídas de escape na traseira e ainda as jantes de 20’’ com design específico a envolver pneus desenvolvidos em conjunto com a Pirelli. Para o habitáculo é o requinte oferecido nas grandes viagens que se destaca, com uma atmosfera de luxo sublinhada pelas decorações em pele e opcionalmente com recurso a diversas madeiras, a iluminação LED, o volante Alpina e os logos da preparadora colocados em locais estratégicos. Junta-se ainda um visual distinto para o painel de instrumentos digital, cujo grafismo se adapta consoante o modo de condução selecionado no Alpina D5 S, o diesel mais veloz da atualidade.

O novo Alpina D5 S está já disponível, tendo um preço anunciado de 87900€ para a berlina e de 90.400€ na versão carrinha.

Fonte: Alpina e CarScoops

Percorra a galeria de imagens acima clicando sobre as setas.