A Volkswagen revelou o primeiro esboço do Arteon, modelo que será apresentado no Salão de Genebra e que irá suceder ao CC. Após o despontar do caso das emissões poluentes em que a marca se viu envolvida, a Volkswagen viu-se obrigada a reorganizar o seu plano de produto para os anos vindouros, salvaguardando-se, contudo, esta berlina de quatro portas com visual desportivo.

A marca alemã promete um visual “altamente expressivo e com linhas horizontais muito acentuadas”, incluindo grelha dianteira mais larga e faróis com estilo tridimensional, mostrando ainda como destaque as portas sem moldura nas janelas, uma característica que pretende imputar a automóveis do “estilo Grand Tourer’.

Tendo por base uma variante mais alongada da já testada e aprovada plataforma MQB do grupo Volkswagen, o Arteon terá 50 mm a mais de comprimento do que o anterior CC, cuja popularidade nunca foi muito grande na Europa.

A sua colocação no mercado terá como primazia o segmento das berlinas Premium do segmento superior, posicionando-se como um rival do BMW Série 4 Gran Coupé, recorrendo à nova geração de blocos de quatro cilindros turbo a gasolina e Diesel, com potências que chegam aos 280 cv (neste caso do 2.0 TSI com 280 cv que pode ser encontrado em modelos como o SEAT Leon Cupra). Uma das grandes novidades será a caixa DSG de sete velocidades, uma evolução face à atual, enquanto a tração assenta em duas variantes: ou dianteira ou integral. Uma variante híbrida poderá ser acrescentada à gama numa fase posterior, promovendo uma opção GTE mais ecológica e eficiente.

A bagageira promete, igualmente, enorme volumetria com uma capacidade que pode chegar aos 1.700 litros com o rebatimento dos bancos traseiros, ao mesmo tempo que a amplitude interior é outra das características prometidas para destaque neste modelo. A julgar pelo desenho inicial revelado por este Arteon, o aspeto assemelha-se ao concept Sport Coupé GTE apresentado no Salão de Genebra do ano passado.

vwartseon

Quanto à designação, foi também pensada para apelar ao lado emocional e expressivo, o mesmo leque de características que o diretor de design exterior da Volkswagen, Tobias Sühlmann, procurou instigar com o desenho deste novo modelo: “à primeira vista, o Arteon eleva o entusiasmo através do seu design exterior expressivo. Depois, surpreende através das suas virtudes práticas. Esta combinação é única”, refere Sühlmann.