Para famílias que apostam na adrenalina e na velocidade, a MINI revelou o John Cooper Works Clubman, com uma proposta talhada pela irreverência: dinâmica apurada, versatilidade interior e conforto para viagens longas.

A marca britânica do Grupo BMW especifica que este Clubman foi desenvolvido com inspiração na competição, absorvendo componentes e soluções de suspensão e de tração integral ALL4 que procuram tornar o JCW ainda mais dinâmico.

Para aguçar o ‘apetite’ dos entusiastas pela velocidade, mas que não querem deixar a família para trás, a MINI apostou numa estreia ao combinar, pela primeira vez, o motor 2.0 a gasolina com a mais recente geração do sistema de tração integral ALL4. Este motor munido da mais recente tecnologia TwinPower Turbo tem uma arquitetura de quatro cilindros e debita 231 CV de potência, mais 39 CV do que o Cooper S Clubman, além de 350 Nm de binário. De série, surge com caixa manual de seis velocidades, embora a opcional de oito velocidades Steptronic também se encontra disponível e com uma maior eficiência: 6,8 l/100 km de consumo médio e 154 g/km de CO2 contra os 7,4 l/100 km e 168 g/km da versão com caixa manual.

As performances são, por isso, um dos pontos fortes deste modelo, surgindo com características otimizadas como a tração, sonoridade (fruto de um sistema de escape específico) e aceleração dos 0 aos 100 km/h em 6,3 segundos (tanto com caixa automática como manual). A velocidade máxima é idêntica nos dois casos, ou seja, 238 km/h. O sistema de travagem fica a cargo da Brembo, visível através das jantes de JCW de 18 polegadas com denominação Black Grio Spoke. O sistema de controlo de estabilidade (DSC) inclui Controlo de Tração Dinâmico (DTC), diferencial eletrónico e Performance Control de série. O sistema adaptativo de amortecimento e as jantes de 19 polegadas fazem parte dos opcionais.

Outros elementos apontados para este MINI Clubman de aptidões desportivas são os faróis com tecnologia LED, os modos de condução MINI, o assistente de estacionamento Park Distance Control, o Rádio MINI Visual, volante com comandos multifunções e cruise control com função de paragem.