A Maersk Line, uma das principais empresas de transporte marítimo do mundo, passou a contar com uma nova arma no seu arsenal: o Madrid Maersk, o maior navio porta-contentores do mundo, está a fazer a sua viagem de batismo. E essa viagem vai passar ao largo da costa portuguesa nos próximos dias.

O navio dinamarquês é o primeiro da nova geração de navios de carga Triple E. Esta designação interna da Maersk refere-se a embarcações com 400 metros de comprimento e um peso em vazio de 55 mil toneladas. Mas esta nova geração tem uma maior eficiência na utilização do espaço, podendo transportar mais 2000 contentores que os navios anteriores. Este tipo de navios consome 35 por cento menos energia que outros da concorrência.

A viagem começou em abril em Xingang, na China, e passou por vários portos chineses, incluindo Tianjin. Atracou na Malásia e no Canal do Suez, e está agora no Mediterrâneo, estando prevista uma escala em Algeciras. Depois disso, estará visível ao largo da costa portuguesa e fará a sua última paragem em Felixstowe, na Inglaterra.

Percorra a galeria de imagens acima clicando sobre as setas.