Motor Wankel da Mazda continua ‘vivo’: Novo concept em Tóquio?

22/09/2017

Sendo um segredo muito mal guardado, uma pequena equipa de engenheiros da Mazda tem vindo a trabalhar, de forma separada, no aperfeiçoamento do motor de tipologia rotativa (com arquitetura interna de rotores, daí o seu nome), também conhecido como motor Wankel (em honra do seu inventor, Felix Wankel).

Essa equipa, de que até os principais executivos da companhia de Hiroxima têm conhecimento, procura assim trazer de volta o conceito para um novo modelo, do qual o protótipo a revelar no próximo Salão de Tóquio pode ser um bom indicador.

Com o RX-8 a ser o derradeiro modelo da marca a dispor deste tipo de solução, a marca não recorre, neste momento a esse motor para nenhum dos seus modelos, considerando que existem ainda algumas desvantagens em termos de consumos e de emissões. Tem sido nestes pontos que a divisão dos engenheiros da Mazda tem vindo a trabalhar nos últimos meses, aprimorando as suas valências de consumos e de emissões.

Contudo, ajudando também às suas possibilidades de retorno em formato de produção em série, a marca de Hiroxima deverá revelar no próximo Salão de Tóquio um novo concept que sucederá ao RX-Vision (nas fotos), um coupé de linhas desportivas que foi revelado em 2015 e que teve uma recetividade muito acima da média. O mesmo foi revelado pela revista Auto Express, citando o responsável europeu pelo desenvolvimento técnico da Mazda, especificando que este novo concept com motor Wankel dará continuidade ao percurso inicial que o RX-Vision logrou alcançar.

Uma das possibilidades para facilitar a sua premissa em termos de eficiência seria a junção de tecnologia híbrida com a arquitetura dos rotores, o que tornaria os consumos muito mais baixos, assim como as emissões, naquilo que seria o seguimento de uma tendência de muitos construtores que têm vindo a desenvolver desportivos com um motor elétrico como assistente. Nalguns casos, mais como assistente de performance do que em formato de real auxílio para circulação em modo 100% elétrico. Recorde-se, ainda, que a Mazda e a Toyota têm uma parceria técnica, reforçada há pouco tempo, que poderá permitir à marca de Hiroxima ganhar maiores créditos na tecnologia híbrida, a qual até agora tem estado arredada dos modelos de produção em série.

Recentemente, aquando da apresentação do CX-5, em Itália, Masaya Kodama, engenheiro-chefe de desenvolvimento do SUV, também foi explícito na sua explicação de que a tecnologia dos motores de rotor ainda está em evolução e que a mesma poderia ser aplicada num modelo de produção em série, mesmo que não desse qualquer confirmação sobre isso. Limitando-se a dizer que os motores Wankel podem ser adaptados à filosofia ‘Skyactiv’ da Mazda, Kodama explicou ainda que é importante continuar a desenvolver tecnologias diferentes.

Percorra a galeria de imagens acima clicando sobre as setas.