Essa equipa, de que até os principais executivos da companhia de Hiroxima têm conhecimento, procura assim trazer de volta o conceito para um novo modelo, do qual o protótipo a revelar no próximo Salão de Tóquio pode ser um bom indicador.
Com o RX-8 a ser o derradeiro modelo da marca a dispor deste tipo de solução, a marca não recorre, neste momento a esse motor para nenhum dos seus modelos, considerando que existem ainda algumas desvantagens em termos de consumos e de emissões. Tem sido nestes pontos que a divisão dos engenheiros da Mazda tem vindo a trabalhar nos últimos meses, aprimorando as suas valências de consumos e de emissões.
Contudo, ajudando também às suas possibilidades de retorno em formato de produção em série, a marca de Hiroxima deverá revelar no próximo Salão de Tóquio um novo concept que sucederá ao RX-Vision (nas fotos), um coupé de linhas desportivas que foi revelado em 2015 e que teve uma recetividade muito acima da média. O mesmo foi revelado pela revista Auto Express, citando o responsável europeu pelo desenvolvimento técnico da Mazda, especificando que este novo concept com motor Wankel dará continuidade ao percurso inicial que o RX-Vision logrou alcançar.
Uma das possibilidades para facilitar a sua premissa em termos de eficiência seria a junção de tecnologia híbrida com a arquitetura dos rotores, o que tornaria os consumos muito mais baixos, assim como as emissões, naquilo que seria o seguimento de uma tendência de muitos construtores que têm vindo a desenvolver desportivos com um motor elétrico como assistente. Nalguns casos, mais como assistente de performance do que em formato de real auxílio para circulação em modo 100% elétrico. Recorde-se, ainda, que a Mazda e a Toyota têm uma parceria técnica, reforçada há pouco tempo, que poderá permitir à marca de Hiroxima ganhar maiores créditos na tecnologia híbrida, a qual até agora tem estado arredada dos modelos de produção em série.
Recentemente, aquando da apresentação do CX-5, em Itália, Masaya Kodama, engenheiro-chefe de desenvolvimento do SUV, também foi explícito na sua explicação de que a tecnologia dos motores de rotor ainda está em evolução e que a mesma poderia ser aplicada num modelo de produção em série, mesmo que não desse qualquer confirmação sobre isso. Limitando-se a dizer que os motores Wankel podem ser adaptados à filosofia ‘Skyactiv’ da Mazda, Kodama explicou ainda que é importante continuar a desenvolver tecnologias diferentes.
Percorra a galeria de imagens acima clicando sobre as setas.