Os motociclistas estão sempre os mais vulneráveis nas estradas, muito mais do que os automobilistas. À noite, os veículos de duas rodas têm uma visibilidade bem mais reduzida para os outros veículos na estrada, com a particularidade das luzes traseiras estarem abaixo do campo de visão de um condutor, tanto num veículo ligeiro como num pesado. A Brake Free pretende mudar isso e melhorar a segurança para o motociclista.

A Brake Free criou um acessório luminoso que se pode manter no capacete, e que neste momento está em fase de financiamento com uma campanha pública no IndieGoGo. Este aparelho de LED fixa-se na parte traseira do capacete e está equipado com sensores que detetam o movimento da moto, com o refletor a tornar-se uma luz intermitente de travagem, e que é até capaz de reconhecer uma simples desaceleração. Ao ficar ao nível da visão do condutor de um automóvel, torna o motociclista mais visível, tanto de dia como de noite.

O aparelho da Brake Free não necessita de estar ligado a qualquer parte da moto funcionar, ficando apenas acoplada ao capacete com dois ímanes. Para ligar as 100 lâmpadas LED, recorre a uma bateria de lítio com uma carga útil de oito horas, que pode ser recarregada em duas horas numa entrada USB. Representa um peso adicional de apenas 170 gramas.

Percorra a galeria de imagens acima clicando sobre as setas.