Arrinera, o superdesportivo polaco

A Polónia é o país de origem do mais novo construtor de supercarros, a Arrinera Racing. A marca polaca vai lançar o novo modelo Hussayra GT, começando com a versão de competição, enquanto uma variante para track days, homologado para andar na estrada, vai estar disponível até 2018. Embora todo o talento responsável pela criação do carro venha da Polónia, a produção vai ter lugar na Inglaterra, em Cambridge.

O Arrinera Hussayra GT é inspirado no passado desportivo de duas lendas dos primórdios da história da competição automóvel, Eliot Zborowski e o seu filho Louis, que tinham nacionalidade britânica e americana mas eram de origem polaca aristocrática. Ambos foram pilotos de fábrica da Mercedes, Eliot morrendo numa rampa em 1903 e Louis nos treinos do GP de Itália em 1924. Louis Zborowski também foi o criador dos carros que inspiraram o livro e o filme “Chitty Chitty Bang Bang”.

O Hussayra, que já foi visto em Goodwood este ano, recorre a um chassis tubular, cumprindo os critérios de segurança da FIA para a classe GT3, enquanto a carroçaria foi testada em túnel de vento, com aerodinâmica semelhante à de qualquer GT moderno. O motor escolhido é o LS7 do Chevrolet Corvette, um V8 com 7 litros, ostentando potências entre 420 e 650 cv. Utiliza uma caixa sequencial Hewland, suspensão com amortecedores Öhlins e travões Alcon com discos de 380 mm.

Paulo Manuel Costa/Autosport