BMW do futuro controlado por holograma

Fusion x64 TIFF File

A BMW aproveitou o Consumer Electronics Show em Las Vegas para mostrar como pode ser o futuro da mobilidade urbana, em termos de personalização e de partilha do automóvel. O BMW i Inside Future é um concept car focado primariamente nas possibilidades de design do habitáculo, de modo a que o carro autónoma possa ser partilhado por utilizadores diferentes e mantendo as especificações desejadas por cada um.

Este estudo também permite à BMW exemplificar como funciona o seu sistema de comandos por holograma. O HoloActive Touch é a derradeira evolução do iDrive, tendo como base o programa Air Touch, apresentado no CES do ano passado, projetando um conjunto de comandos e instrumentos que podem ser manipulados como se fossem um ecrã sensível ao toque, lendo os movimentos do utilizador, como já aconteceu no sistema de reconhecimento de gestos.

Todos os comandos são projetados acima da consola central, mas a utilização pretende ser de fácil acesso a todos os comandos, que podem ser acedidos através do simples movimento de um dedo, sem necessidade de tocar em nenhum elemento físico, e acabando com a inestética era das dedadas num ecrã.

Paulo Manuel Costa/Autosport