F1: Negociações entre a Toro Rosso e a Honda falham

As negociações entre a Toro Rosso e a Honda tendo em vista o possível fornecimento de motores à equipa de Faenza em 2018 falharam, seguindo assim o mesmo rumo dos contactos existentes anteriormente entre a marca japonesa e a Sauber, que acabou por cancelar o acordo que tinha com os nipónicos depois da entrada de Fréderic Vasseur na formação suíça.

Os contactos entre a equipa liderada por Franz Tost e a Honda duravam já há algumas semanas, ainda que a formação italiana tivesse tudo preparado para utilizar motores Renault na próxima época. Tudo indica que o fim das negociações se prendeu por questões financeiras, mas nenhuma das partes se mostrou ainda disponível para comentar e explicar o que terá falhado para que a Toro Rosso não conhecesse o seu terceiro fornecedor de motores diferente em outras tantas temporadas. Isto numa altura em que não é claro se a McLaren continuará a sua parceria com a Honda.

Atualmente a McLaren avalia as suas opções, apesar de tanto a Ferrari como a Mercedes já terem deixado bem claro que não irão fornecer motores à equipa. O que pode significar, em caso do fim da relação com a Honda, que a formação de Woking se terá de virar para a Renault. O prazo para um acordo com o construtor francês vai ficando mais apertado, pois os engenheiros da McLaren têm de começar a trabalhar na configuração do monolugar do próximo ano.