O piloto de F1 que “gostaria de ter Ayrton Senna” na mesma equipa

Lewis Hamilton pode ter perdido o estatuto de Campeão em 2016, mas juntamente com Sebastian Vettel e Fernando Alonso continua a ser dos mais importantes pilotos da F1.

Entra em 2017 com um único objetivo, recuperar o título de Campeão. Dez anos depois da sua fabulosa época de rookie, em que quase foi Campeão na estreia, o caminho que trilhou desde aí colocou-o na linha com os grandes deste desporto. Com três títulos mundiais, tal como Ayrton Senna, Nelson Piquet, Niki Lauda, Jackie Stewart, Jack Brabham, não deverá demorar a chegar aos quatro de Sebastian Vettel e Alain Prost, quiçá os cinco de Juan Manuel Fangio, mas já não deverá ter paciência para chegar ao sete de Michael Schumacher. Vamos conhecê-lo um pouco melhor.

Começando pela comida, qual escolheria o inglês para ‘menu’ único até ao fim da vida? “Seis panquecas, bacon, galinha e arroz frito, Haribo (gomas) e bolo semi-frio. Com isso acho que dava para viver bem (risos). Começou bem! Se só pudesses escolher uma pista? “Macau, é o Mónaco vezes dois”. E um carro? “Provavelmente o Mercedes SL 300 Gullwing”. Destino de férias? “Bora Bora, é um destino de sonho…” Um videogame? “Call of Duty”. Uma cor para vestir? “Branco!” Um desporto para praticar? “recentemente descobri o xadrez! É um desporto? Adoro xadrez. Escolho o xadrez e o snowboarding, depende da época…”

E se tivesses que escolher só uma canção para ouvir? “Para o resto da vida? Tinha que ser uma mesmo boa. ‘Superstition’, do Stevie Wonder”. Uma bebida? “Groselha!” Um livro para ler? “O Alquimista de Paulo Coelho” Uma cidade para viver? “Los Angeles…” Um filme: “Cool Runnings (Jamaica abaixo de zero), devo tê-lo visto centenas de vezes”. Se pudesses escolher só uma pessoa para viver: “A minha mãe! Posso aguentá-la todo o dia, todos os dias!” E um colega de equipa? “Escolheria o Ayrton Senna. Se calhar não nos íamos dar bem (risos) normalmente não me dou bem com colegas de equipa, mas escolhia o Ayrton porque ele é o melhor…”

Uma fruta? “Melancia” Um vegetal: “Batata doce” Um transporte: “Moto…” Um gadget: “iPhone” Uma curva de um circuito de F1: “Escolhia o banking do (Nurburgring) Nordschleife. Ficamos tontos ali, penso que se chama Caracciola. Se tivesses que escolher uma idade? “30” Uma era da F1: “Fim dos anos 80…”

Uma banda musical ou músico: “Michael Jackson”. Algo para treinar: “Bicicleta, também podia andar às voltas…” Tipo de sapato: “ténis”. Tipo de chocolate ou doce para um snack? “Nutella. Como muita, recentemente…” Uma memória: “A época de 2015…” (quando foi tricampeão) Uma corrida de F1 para rever? “Donington 1993, Ayrton na chuva”. Uma mulher para sair? “Ah! Ah! Essa é rasteira… Grande ponto de interrogação, ainda estou por descobrir!” (risos).

José Luis Abreu/Autosport