Porsche alcança uma das suas vitórias mais complicadas em Le Mans

A Porsche esteve prestes a perder esta 85ª edição das 24 Horas de Le Mans, quando viu o 919 Hybrid # 1 a quatro horas do fim, mas depois viu renascer as esperanças quando o seu outro carro, o # 2, logrou uma recuperação notável, depois de na primeira parte da corrida se ter ‘afundado’ na classificação e ter, na altura, ter ficado a 17 voltas do primeiro, Timo Bernhard, Brendon Hartley e Earl Bamber nunca deixaram de acreditar e acabaram por se impor, anulando a diferença de duas voltas que tinham a duas horas do fim, e conseguindo mesmo ganhar uma volta sobre os segundos clasificados. Para o alemão e também para Bamber foi a segunda vez que se impuseram em La Sarthe, enquanto que para Hartley foi a tão perseguida primeira.

Mesmo perdendo a liderança a pouco mais de uma hora do final, a equipa do Oreca # 38 da Jackie Chan DC Raing tem de ser considerada como uma das heroínas da prova, já que para além do triunfo em LMP2 juntaram também um segundo lugar absoluto com que nunca tinham sonhado. Mérito para a equipa chinesa apoiada pela Jota Sport e para os seus pilotos, Ho-Pin Tung, Thomas Laurent e Oliver Jarvis. Terminaram com mais de três voltas de vantagem sobre os segundos da classe, Nelson Piquet Jr, David Henmeier Hanson e Mathias Beche. Para completar a festa na Jackie Chand DC Racing o facto do outro Oreca da equipa, o # 37 de David Cheng, Tristan Gommendy e Alex Brundle. Duas posições abaixo Filipe Albuquerque fez uma prova excelente juntamente com Will Owen e Hugo de Sadeleer, atendendo ao facto do Ligier # 32 da United Autosports não ter a competitividade dos Oreca 07 Gibson.

Depois da Aston Martin ter dominado praticamente toda a prova em GTE Pro, ora com o Vantage # 95, ora com o # 97, a corrida decidiu-se na última volta, quando um furo tirou o Corvette C7 R # 63 de Jan Magnussen, Antonio Garcia e Jordan Taylor da luta pelo triunfo, que sorriu assim a Jonathan Adam, Darren Turner e Daniel Serra, depois de Adam ter chegado a passar Taylor a quatro minutos do fim em Mulsanne. Isso acabou por relegar o Corvette para o terceiro posto, atrás do Ford GT # 67 de Harry Tincknell, Andy Priaulx e Pipo Derani.

Em GTE Am Dries Vanthoor, Will Stevens e Robert Simth garantiram um triunfo claro para o Ferrari 488 da JMW Motorsport, depois de assumirem a liderança durante a madrugada, tirando partido também do azar sofrido por Pedro Lamy. O pódio da classe foi completado por Marco Cioci, Aaron Scott e Duncan Camero, no Ferrari 488 # 55 da Spirit of Race, e por Cooper McNeil, William Sweedler e Towsend Bell no Ferrari 488 # 62 da Scuderia Corsa. Pedro Lamy teve de contentar-se com o oitavo lugar no Aston Martin # 98 que dividiu com Mathias Lauda e Paul Dalla Lana, enquanto Álvaro Parente foi 11º no Ferrari 488# 60 da Clearwater que partilhou com Richard Wee e Hiroki Katoh.