O primeiro Volkswagen GTI com poder elétrico

Foi hoje revelado o concept Golf GTI First Decade, que combina um motor a gasolina de 410CV com um propulsor elétrico de 12kW para obter tração integral. Também em Worthersee estão o protótipo Golf GTE Estate impulsE e o novo VW Up! GTI.

Abre hoje portas o Festival de Worthersee de 2017, uma grande reunião para os aficionados das máquinas mais desportivas da Volkswagen que este ano é abrilhantada pela presença do primeiro modelo de performance da marca germânica a recorrer à energia elétrica. Trata-se do projeto Golf GTi First Decade, um modelo assinado por 13 aprendizes da marca e que recorre a um motor a gasolina de 410CV no eixo dianteiro e um propulsor elétrico na retaguarda com sistema de 48 volts e que tem uma potência de 12kW (16CV) . Esta configuração permite optar entre a condução com tração dianteira, apenas utilizando o motor de combustão, um modo de emissões 0 somente com o eixo traseiro em ação e ainda, recorrendo a todo o grupo propulsor, obter a tração integral. Sendo possível optar entre estas modalidades com recurso a um tablet (através de uma app) ou pelo infotainment (graças ao MirrorLink), a Volkswagen destaca o facto de ser possível conduzir em distâncias curtas com total ausência de ruídos e de impacto ambiental, e ainda a capacidade de regeneração da energia que é posteriormente canalizada para duas baterias colocadas na retaguarda.

Esta versão combina as tonalidades azuis designadas ‘AtlanticBlueMetallic’ e ‘OceanSatinShimmer’, que contrastam na pintura a negro e nos acabamentos a preto gloss para a grelha favo de mel, o spoiler do GTi Clubsport e as jantes de 20’’. O interior conta com bancos desportivos com revestimentos em alcantara e funções massagem e memória, cujos ajustes podem ser controlados por smartphone ou tablet. Para transportar a atmosfera desportiva do exterior para o habitáculo, a marca optou também por agraciar o interior com acabamentos em azul que se destacam na atmosfera marcada por tons escuros. A escolha destas cores surpreende também quem, ao abrir a mala, se depara com o subwoofer estupendamente colocado no interior de uma jante, que se inclui num sistema áudio com 11 saídas e 1690 watts, que recebe ainda uma instalação HIFI com LEDS sobre o carbono, abaixo do qual estão as baterias elétricas. Tratando-se do 10º projeto do Golf GTI apresentado no Festival de Worthersee, o ‘First Decade’ recebe ainda o lettering com o nº 10 em locais estratégicos do interior e do exterior deste concept.

>Destaque ainda para a presença de um Golf GTE Estate impulsE neste evento que decorre entre 24 e 27 de maio, que foi feito por estagiários das fábricas de Zwickau (montagem), Lemnitz (motores) e Dresden (focada na mobilidade elétrica). O destaque neste protótipo vai para a bateria de 16,8kWh, praticamente o dobro dos atuais 8,8kWh, que duplica a capacidade de condução de emissões 0, embora seja igualmente de elogiar a decoração que combina tons branco, azul, antracite e vermelho e ainda a inclusão de uma iluminação ambiente que pode ser controlada com recurso a uma aplicação.

O Festival de Worthersee também é o palco para a estreia do Volkswagen Up! GTI, um modelo que pode encontrar neste artigo.

 

Percorra a galeria de imagens acima clicando sobre as setas.