Veja os rails rotativos que reduzem as consequências dos acidentes

a carregar vídeo
Nuno Fatela
Nuno Fatela
Jornalista

Como poderá ver no vídeo, esta solução utiliza um sistema de dispositivos rotativos para canalizar a energia gerada pelos impactos nos rails.

Foi apresentado pela empresa coreana ETI um novo sistema que visa reduzir os efeitos dos acidentes em autoestrada e outras vias rápidas, ao utilizar um conjunto de rolos integrados nos habituais rails para dissipar a energia gerada pelos impactos. O princípio deste inovador sistema de segurança rodoviária é simples, convertendo a energia do impacto em energia rotacional que faz girar os rolos integrados nestes separadores, reduzindo também a resistência ao embate, a que se junta a capacidade de absorção da força gerada pelas colisões também dos suportes superiores e inferiores deste sistema que tem os rolos colocados sobre carris.

Além da notória vantagem na redução dos impactos, existem outros benefícios apontados pela ETI ao sistema que, por exemplo, será equipado em vias rápidas da Malásia. O facto de ser possível substituir individualmente cada rolo após um impacto torna mais baratas estas reparações, e a altura e distância entre os dispositivos também ajuda a evitar que os carros possam capotar e saltar as barreiras de proteção. Uma última vantagem apontada, por se tratarem de dispositivos com uma cor chamativa, maior volume e que podem incorporar materiais retrorrefletores, é a maior visibilidade conferida aos utilizadores, mais uma forma destes inovadores rails aumentarem a segurança rodoviária.

 

Fonte: Autoblid.es e ETI

Imagem: ETI