Nova função do Google Maps ajuda a evitar as filas de trânsito

M. Francis Portela
Investigador

A Google apresentou uma nova evolução do Google Maps que tem como objetivo facilitar a vida dos transeuntes e condutores. Para já disponível nos smartphones com sistema Android, dá dicas para evitar o trânsito ou a encontrar a localização mais próxima de um serviço, em tempo real.

Com um simples toque no botão, é possível encontrar vários tipos de serviços e localizações, incluindo os melhores restaurantes da zona, o multibanco ou o posto de combustível mais próximos, incluindo imagens que ajudam o condutor a localizar o espaço quando se aproximam do destino escolhido.

Mais, desde que uma localização de base esteja padronizada, como a morada da sua casa ou do seu trabalho, pode criar um trajeto para chegar mais rapidamente a um novo local, com atualização em tempo real para poder evitar qualquer problema de tráfego. E enquanto segue as direções do mapa, vai também saber quanto tempo vai demorar até chegar, também tendo em conta o seu trajeto e situações de trânsito.

Dependendo da sua familiaridade com o terreno, pode também escolher a quantidade de informação que quer receber. Se sabe para onde vai, e conhece caminhos alternativos, pode escolher apenas receber informação de trânsito. Ou, caso não espere trânsito, mas não conhece a zona onde deseja ir, pode escolher só informação sobre a direção que necessita de tomar.

E nem sequer é preciso estar dentro de um automóvel para aproveitar esta funcionalidade. A informação disponibilizada também se adapta caso esteja a circular a pé ou tenha que se deslocar de transporte público, informando-o ainda dos horários a que as carreiras devem funcionar.

Esta ferramenta do Google Maps é uma ajuda preciosa para qualquer tipo de condutor. Além de nunca mais necessitar de decorar o caminho para a sua própria casa, também vai deixar de ter que se preocupar em saber se o seu caminho alternativo preferido está desimpedido ou não.

M. Francis Portela

Percorra a galeria de imagens acima clicando sobre as setas.