Publicidade Continue a leitura a seguir

12 dicas para viagens de Páscoa com total segurança

Proceder a uma revisão ao estado do veículo antes de dar início à viagem, em especial, se for uma de longa duração. Deve confirmar que o sistema de arrefecimento está a funcionar adequadamente e que todos os fluidos (do óleo, anticongelante, travões e direção assistida) estão nos níveis apropriados. Além disso, deve verificar ainda se tem todas as luzes de circulação.
Ouvir as previsões meteorológicas antes da viagem pode ajudar a levar não só a roupa mais adequada para o período de férias, mas também a precaver problemas na viagem, nomeadamente se pretende viajar para zonas mais altas em que o gelo ou a neve sejam frequentes. Prestar atenção ao trânsito e às vias mais congestionadas também pode ser muito útil para não ficar preso em engarrafamentos.
Use sempre o cinto de segurança. Pode ser o dispositivo de segurança mais antigo à nossa disposição (podemos todos agradecer à Volvo a sua invenção), mas é também um dos mais eficientes para o caso de acidente. Não usá-lo é brincar com a sua própria segurança.
No entanto, é importante manter uma postura correta ao volante para que o cinto de segurança desempenhe a sua função convenientemente. No caso do passageiro, esqueça a ideia de viajar com os pés colocados no tablier. O risco de sofrer lesões muito graves em caso de acidente ou travagem brusca é muito mais alto.
Ajuste o encosto de cabeça. A palavra ‘whiplash’ é-lhe conhecida? Não? Pois bem, trata-se do efeito de chicotada que se produz em caso de travagem brusca do veículo (seja por travagem ou embate), em que a cabeça é empurrada para a frente e, depois, para trás. O mau ajuste do encosto de cabeça pode resultar em lesões no pescoço e coluna vertebral. A parte superior do encosto deve estar à altura dos olhos e a uma distância da cabeça inferior a cinco centímetros.
Utilize corretamente os dispositivos para a segurança infantil. Com isso, pode reduzir até 75% as possibilidades de lesões em caso de acidente. Utilize sempre as cadeirinhas homologadas adequadas para a idade, peso e altura do seu filho e posicione-a sempre de forma adequada para evitar o perigo de lesões.
Vá parando. Começar viagens a seguir a um almoço farto não é boa política, uma vez que alguns alimentos têm influência na condução. Além disso, pode dar-se o caso de surgir maior sonolência. É por isso que deve também ir fazendo paragens ocasionais para descansar – a recomendação é uma paragem de descanso a cada duas horas e meia de condução. A monotonia na tarefa acelera a sonolência, sobretudo em autoestrada.
Hidrate-se. Em cada paragem ocasional deve aproveitar para beber líquidos e repor os níveis de hidratação, os quais estão associados aos níveis de concentração. Níveis baixos de hidratação reduzem a concentração e aumentam o cansaço.
Conduza de forma eficiente. Além de poupar combustível e baixar os níveis de emissões poluentes para a atmosfera, a condução eficiente e defensiva aumenta também a segurança rodoviária. Sempre que possível, utilize a mudança mais alta – mantendo os regimes do motor num patamar eficiente – e resistir à tentação de efetuar acelerações fortes e travagens bruscas. Antecipe-se…
Não se distraia com outros afazeres. Na condução, centre-se na tarefa que tem entre mãos, literalmente. Não manuseie telemóveis e outros aparelhos do género e, sempre que possível, aproveite os momentos de paragem para acertar o sistema de navegação para o destino pretendido ou as estações de rádio. Alternativamente, estas últimas podem ser mudadas quando a estrada assim o permitir.
Mantenha a distância de segurança. A distância normal é de três ou quatro segundos para o veículo da frente, ou seja, um equivalente médio a 90 metros em autoestrada. Não respeitar a distância de segurança para o veículo precedente é uma das manobras perigosas mais comuns nas estradas e também uma causa de contraordenações. O mesmo se aplica a circulação na via do meio ou à esquerda quando a da direita está desimpedida. É uma visão comum nas autoestradas, quando os condutores se ‘esquecem’ de retomar a via mais à direita depois de uma ultrapassagem e também por isso uma contraordenação à qual as autoridades prestam maior atenção.
Caso o carro o deixe ficar mal, não desespere. Não ganha nada com isso. Tente procurar uma possível causa aparente e, caso tudo falhe, recorra ao serviço de assistência em viagem que poderá, por exemplo, auxiliar no caso de um furo ou bateria ‘morta’.

Publicidade Continue a leitura a seguir

Todos os anos, a época da Páscoa é motivo de muitas viagens de mini-férias em Portugal, com muita gente a aproveitar esta quadra para se dirigir para outras localidades ao encontro da sua família ou apenas para merecidas férias. O carro é, por isso, um companheiro de viagem e, na estrada, deve seguir alguns cuidados para que chegue ao seu destino com total segurança. No Motor24 queremos que tenha uma ótima viagem, assim que o melhor é seguir os nossos conselhos.