Publicidade Continue a leitura a seguir

6 coisas que não pode esquecer para conduzir à chuva

Tenha cuidado com a aderência dos pneus. Não deixe os pneus ficarem carecas, pois os sulcos servem para desviar a água e assegurar que o piso se mantém sempre em contacto com o alcatrão.
Confira que a borracha dos limpa-para-brisas está nova. Borracha gasta não consegue retirar a água da frente do campo de visão do condutor, ou pode criar riscos no vidro. Tenha também o reservatório de água cheio, pois os limpa-para-brisas necessitam da água para diluir lama atirada por outros carros.
No inverno, há tendência para usar calçado mais pesado para aquecer os pés, mas este representa um obstáculo ao movimento dos pés quando é preciso ter toda a agilidade para lidar com as dificuldades adicionais de conduzir à chuva.
Modere a velocidade. Na prática, a velocidade em si não é a parte mais importante. Mas há uma série de movimentos ao volante que se tornam mais perigosos se a velocidade for elevada.
Além de reduzir a velocidade, tenha em atenção as distâncias de travagem. Com piso molhado, precisa de mais tempo e mais terreno para travar desde uma velocidade que considera normal com piso seco.
E, finalmente, ligue os faróis. Não interessa se vê bem ou não. A função mais importante das luzes não é auxiliar o condutor a ver, é ser visto pelos outros carros na estrada. E com a chuva não só está mais escuro, como o spray bloqueia a visão dos outros carros.

Publicidade Continue a leitura a seguir

Conduzir à chuva é sempre mais complicado e a perspetiva de um acidente por vezes até pode assustar os condutores. Mas tudo fica mais facilitado se levar em conta em sugestões sobre cuidados que deve ter, não só quando estiver ao volante, como também maneiras de lidar com certo equipamento. Com piso molhado, um pequeno exagero pode causar um acidente, mas o cuidado com os pequenos pormenores também pode ajudar a preveni-los.