Calor excessivo dentro do carro pode provocar acidentes

06/07/2022

Sabia que a culpa de muitos acidentes é a temperatura excessiva no habitáculo do carro? Atenção à onda de calor!

Os termómetros em Portugal vão subir bastante esta semana e a Direção-Geral da Saúde (DGS) já recomendou a adoção de medidas de proteção adicionais para responder à onda de calor que se fará sentir no país nos próximos dia. E os cuidados devem estender-se ao automóvel. Sabia, por exemplo, que a culpa de muitos acidentes é o calor excessivo no habitáculo do carro?

A temperatura no interior da viatura em dias muito quentes de verão afeta a segurança. Vários estudos explicam que, sob temperaturas escaldantes, a condução é influenciada pela redução dos níveis de concentração e destreza e com agravamento das sensações de irritabilidade e de impaciência da pessoa, mesmo nas mais curtas deslocações de todos os dias.

Os ensaios realizados permitem perceber que sempre que a temperatura no habitáculo ultrapassa os 30º C, as faculdades físicas e mentais dos ocupantes diminuem. De acordo com as autoridades, acima dos 37º C, o risco de acidente por incapacidade do condutor em reagir a situações emergência aumenta cerca de 30 por cento.

Acontece porque, quando estamos sentados, o nosso corpo não transpira o suficiente, o calor acumula-se mais nos braços e no peito, provocando forte aquecimento corporal. Ao mesmo tempo que a humidade do ar vai acelera a sensação de cansaço e contribuir para reduzir muito os índices de concentração e, em situações limite, a própria visão.

Principalmente, em manobras de emergência que exigem mais atenção, destreza física e mental, rapidez de reflexos e elevados níveis de concentração ao condutor, as capacidades de perceção e reação estão igualmente reduzidas, aumentando exponencialmente as probabilidades de erro.

Para que a temperatura a bordo do veículo se mantenha em valores considerados amenos – até 26º C -, deve regular-se o comando do ar condicionado nos 22º C.

Tudo OK com o AC?

Os dados acima provam a importância de manter um ambiente fresco e aprazível no interior do automóvel, que só com o ar condicionado (AC) é possível assegurar em dias de muito calor. Sabe que o sistema necessita de cuidados e manutenção regulares?

Com o tempo, os líquidos refrigeradores do ar escapam-se pelos tubos de borracha, perdendo-se, em média por ano, cerca de 15 por cento. E quando o nível do fluído desce, atingindo metade da capacidade do reservatório, o compressor deixa de ser lubrificado corretamente, aquece demasiado e avaria-se. O preço da manutenção ronda 150 euros e evita despesas maiores.

É importante realizar ainda uma verificação rápida do sistema de ar condicionado. Inspecione a correia trapezoidal, aferindo se a tensão é correta e se não está suja de óleo (flancos danificados devem ser trocados); avalie o estado do condensador, pois pode ficar danificado pela projeção de pedras; elimine folhas e sujidade e verifique se a ventoinha do ventilador complementar funciona.

Aplique um produto de limpeza sempre que o sistema cheirar a mofo. Bactérias e fungos instalam-se entre o ventilador e o vaporizador, a desinfeção é necessária.