Publicidade Continue a leitura a seguir

Será que os automóveis perdem potência com o calor?

Motor - O motor perde potência com o calor, já que os elementos do ar expandem. Assim, os cilindros do motor consomem o mesmo volume de ar mas contendo menos oxigénio, necessário para a combustão. Com menos oxigénio, a mistura é mais pobre e o movimento mais lento.
Travões - Os discos têm tendência a aquecer, consumindo mais pastilhas, fazendo com que as travagens possam ficar mais perigosas. É recomendável desacelerar o carro antes de travar, ou travar com o motor, para impedir que os discos fiquem deformados ou que as pastilhas fiquem mais gastas.
Pneus - A borracha dos pneus aquece mais que o ar e pode atingir temperaturas de 60 graus. A borracha adere mais ao asfalto mole, aumentando a degradação dos pneus e prejudicando as acelerações. Fica necessário aumentar a pressão dos pneus para reduzir a superfície de contacto e reduzir a degradação.
Carroçaria - Exposição excessiva ao sol pode fazer a tinta rachar (expondo o metal ao ar) ou secar as borrachas (causando fendas para o interior). À falta de uma garagem, é sempre recomendável encontrar uma sombra para estacionar.
Interior - Tal como a carroçaria, também o interior sofre com o sol, com a exposição a aumentar o número de partículas saídas dos plásticos. Isto pode contribuir para expor os utilizadores do carro a substâncias cancerígenas. É recomendável tapar os vidros para bloquear o sol.
Periféricos - Em condições normais, elementos como o sistema de refrigeração e ar condicionado consomem alguma da energia do motor. Com o calor, estes aparelhos são usados em força máxima, consumindo ainda mais a potência e contribuindo para o carro circular ainda mais devagar.

Publicidade Continue a leitura a seguir

Porque é que os automóveis ficam mais lentos e com mais dificuldade em desenvolver o motor no Verão? Afinal, a física tem explicações para como o calor afeta os materiais que compõem as várias peças do carro e o seu desempenho com o aumento de temperatura.