Vida mais difícil para quem trava apenas à passagem pelos controlos de velocidade. Radares que conseguem aferir a velocidade média entre dois pontos estão previstos em Portugal até 2024.

O Ministério da Administração Interna anunciou esta sexta-feira um investimento de 8,5 milhões de euros para reforçar do Sistema Nacional de Controlo de Velocidade (Sincro), com a instalação de 50 novos postos de controlo durante os próximos quatro anos, a aumentar para 110 o número de locais de fiscalização a nível nacional.

De acordo com comunicado da ANSR enviado às redações, a proposta prevê a aquisição de 30 novos radares, que serão instalados de forma rotativa na meia centena de novos postos de controlo, em vias a anunciar. De acordo com aquela entidade há atualmente na rede Sincro 70 equipamentos em funções nas estradas portuguesas.

Velocidade média passa a ser controlada

Dez dos novos dispositivos previstos para o novo país vão controlar a velocidade média entre dois pontos, uma estreia nas estradas nacionais, sendo que a ANSR também explica que estão desenvolvidos ainda para “medir, em simultâneo, a velocidade de vários veículos, mesmo nos casos em que estes circulam lado a lado ou a uma distância inadequada entre si”.