Publicidade Continue a leitura a seguir

Domine a ‘regra do quadrado’, o derradeiro truque anti-multa

Publicidade Continue a leitura a seguir

Todos sabemos, desde os tempos de escola de condução, que os condutores devem guardar uma distância de segurança para os outros veículos que circulam na via, espaço suficiente que permita imobilização do automóvel, sem sobressaltos, em caso de emergência.

A regra está prevista no Código da Estrada (Artº 18º). E quem não cumpre arrisca uma multa que pode chegar aos 300 euros.

Como o Código da Estrada só faz referência a veículos que circulam em marcha lenta fora das localidades (artº 40º), especificando que o automobilista deve manter 50 metros de distância para o veículo que o precede, de forma a permitir a sua ultrapassagem com segurança, nós ajudamos com este método infalível, que deve aplicar para todos os restantes cenários de condução.

Conhecida como a ‘regra do quadrado’, consiste no simples exercício de eliminar mentalmente o último dígito da velocidade a que circulamos e multiplicar o número que sobra por si mesmo. Ou seja, a 90 km/h numa autoestrada, cortando o zero, só precisamos de multiplicar 9 por 9 para perceber quantos metros devemos guardar para o carro da frente: 81 metros.

Atenção que estas são contas que se aplicam apenas se o piso estiver seco e em perfeitas condições; sob asfalto molhado a distância de segurança deve aumentar para o dobro: 162 metros.

Um truque simples e eficaz para que não arrisque um milímetro em matéria de segurança rodoviária e infalível contra despesas indesejadas…