Publicidade Continue a leitura a seguir

Enganei-me no combustível do carro: O que fazer?

1 – Notei quando pousei a mangueira – Ainda bem. Esta é a situação mais fácil de resolver. Não ligue o carro. Esse combustível ainda está no motor e se fizer tudo bem não vai haver problema. Informe o funcionário do posto, que poderá ajudá-lo, principalmente se a estação for daquelas que ainda têm oficina. Retire o combustível do depósito, aspire para garantir que ele fica completamente vazio, e volte a reabastecer com o combustível correto.
2 – Notei com o carro em funcionamento – O seu motor vai começar a funcionar mal em pouco minutos. Não espere que passe e pare imediatamente. A gasolina e o gasóleo têm modos diferentes de fornecerem energia, e cada motor está preparado para lidar com o combustível específico. Se parar imediatamente, os danos poderão não ser tão extensos e a fatura da reparação vai ser mais baixa.
4 – Quanto é que isto me vai custar? – Num motor a gasolina, poderá não ter que fazer muito mais que trocar filtros, portanto não será uma reparação muito cara. Num motor Diesel, prepara-se para uma fatura elecada, correndo o risco de gastar muito dinheiro, pois poderá ter sérios danos nos cilindros, nas árvores de cames ou nos injetores.

Publicidade Continue a leitura a seguir

Enganar-se no combustível do veículo que conduz pode não ser um erro tão raro quanto isso. Na verdade, são muitas as pessoas que, todos os anos, se enganam e colocam o combustível errado no depósito. De tal forma que os construtores assumiram esse facto como uma possibilidade comum e trataram de encontrar sistemas ou formatos de enchimento que visam eliminar essa probabilidade.

Mas, sendo uma distração, pode acontecer a qualquer pessoa, por qualquer motivo. Mas, detetada a tempo, pode não ser uma situação catastrófica para a ‘saúde’ do seu carro. Saiba o que fazer quando pôs o combustível errado no carro.