Com o verão na sua máxima força, uma das sensações mais desagradáveis é tentar entrar no carro depois de ter ficado horas ao Sol.

As maneiras de contornar a questão são variadas: há quem entre de rajada ou quem prefira abrir as janelas e ligar o carro com o ar condicionado ligado para ajudar a arrefecer o interior antes de entrar. Mas, os japoneses têm um truque que, embora estranho, tem resultados práticos.

A solução parece ter sido encontrada por um professor japonês que descobriu como retirar o ar quente do habitáculo de forma relativamente simples e rápida. O primeiro passo é garantir que todos os vidros estão fechados com exceção da janela do lado do passageiro – apenas essa deve ser aberta. Depois, de forma sucessiva, o condutor deve abrir e fechar a porta do seu lado de forma rápida, fazendo com que o ar quente seja empurrado para fora do veículo pela janela aberta.

Num vídeo, a solução é repetida por cinco vezes, que parece ser suficiente para baixar a temperatura do interior em cerca de 8ºC, um valor já respeitável e que pode fazer grande diferença na hora de pegar no volante nos meses de verão.

O vídeo abaixo é suficientemente explicativo, mesmo que se encontre em japonês.

a carregar vídeo