M. Francis Portela
M. Francis Portela
Investigador
Alguma vez alguém à sua frente reduziu a velocidade para olhar para um acidente de viação? Foi chato para si, não foi? Mas depois fez o mesmo a quem vinha atrás de si. E não é um problema, afinal, só se perderam alguns segundos… mas a verdade é que podia ter perdido muito mais do que alguns segundos, podia ter causado um grave acidente.
M. Francis Portela
M. Francis Portela
Investigador

Reduzir a velocidade na zona de um acidente é recomendável, por motivos de segurança, mas quando se põe a olhar para o lado para tentar ver pormenores, está a causar uma situação de perigo que pode tornar-se tão grave como a situação que atraiu a sua atenção. É que enquanto está a olhar para o lado não está a olhar para o trânsito à sua frente nem atrás de si.

Sabe-se que existe uma atração humana mórbida por acidentes, mas a decisão de olhar para os detalhes é consciente. Não se sabe quantos acidentes são causados por olhar para o lado quando vê um acidente, pois estes são apenas reportados como “distração”, mas sabe-se que a consequência é a mesma, interrompendo a sua concentração até 27 segundos depois de passar por aquilo que lhe tirou a atenção.

É por isso que, quando olhar para o acidente, reduza a velocidade sim, mas ignore. Corre o risco de colidir com outro carro à sua frente, ou de travar de repente, forçando o carro atrás de si a uma colisão.