Publicidade Continue a leitura a seguir

É melhor ligar o ar condicionado ou baixar as janelas?

É verdade que o ar condicionado gasta combustível, pois para ativar o compressor do ar é necessário retirar energia ao motor, aumentando o consumo sem aumentar a velocidade. Já a resistência ao ar depende da velocidade e do tipo de carro que conduz, e existem automóveis onde a eficiência de cada método varia conforme as condições.
Em automóveis maiores, com uma maior superfície frontal, a resistência ao ar causada pela abertura das janelas não aumenta o consumo de combustível tanto como ligar o ar condicionado. Assim, é sempre preferível usar as janelas para refrescar o interior.
Em automóveis mais pequenos, mais desportivos, a superfície frontal é menor e a aerodinâmica mais eficiente. Aqui, qualquer interferência no fluxo de aumenta mais o consumo do que simplesmente ligar o ar condicionado, pelo que tem uma melhor eficiência de combustível com os vidros em baixo.
A velocidade tem grande influência sobre a resistência aerodinâmica. Por isso, baixar as janelas quando se circular em cidade consome menos combustível do que ligar o ar. Em viagens a alta velocidade, a resistência causada pelas janelas abertas aumenta, causando turbulência, tornando preferível usar o ar condicionado.
A temperatura também tem influência. Com temperaturas mais elevadas, o compressor do ar tem que trabalhar mais para conseguir baixar mais a temperatura de modo a ficar com ar fresco no interior. No verão, o uso do ar condicionado consome sempre mais combustível do que a resistência aerodinâmica causada por baixar as janelas.

Publicidade Continue a leitura a seguir

Imagine que está a viajar com um amigo, que lhe diz “pá, está calor”, então liga o ar condicionado, e começa a discussão. “Olha”, diz ele, “não ligues o ar condicionado que isso está ligado ao motor e gastas mais combustível. É melhor baixares as janelas”. Mas depois teve outra viagem, com outro amigo, que lhe diz “liga antes o ar condicionado, que com as janelas abertas causas mais resistência ao ar e gastas mais combustível”. Afinal, qual deles tem razão? Os dois, mas depende das circunstâncias.