Saiba como usar a eletrónica para garantir que cumpre os limites de velocidade nas estradas.

Praticamente um terço (32%) dos portugueses admite conduzir em excesso de velocidade “com muita frequência” e uma maioria esmagadora (81%) “algumas vezes”. São dados de um estudo recente estudo anunciado pela seguradora Liberty Mutual, que refere que grande parte deste tipo de comportamentos de risco acontece por descuido ou distração.

Para evitar infringir as regras, existem hoje inúmeras soluções tecnológicas que ajudam os automobilistas a manter a velocidade do veículo dentro da legalidade.

Cruise-control

Este dispositivo que está já previsto de série na grande maioria dos automóveis novos, o cruise-control permite selecionar a velocidade a que queremos circular, que se mantém até que o condutor volte a intervir. Assim, é possível garantir que a velocidade máxima permitida em cada via, sendo equipamento mais adaptado à condução em estrada e autoestrada. Os dispositivos mais evoluídos podem manter a distância para o veículo que segue imediatamente à frente, travando sempre que necessário.

Limitador de velocidade

Alternativa ao sistema de cruise-control, o limitador de velocidade distingue-se do primeiro por não dispensar a intervenção do condutor para acelerar à velocidade desejada, apenas garantindo que não é ultrapassado o limite eletronicamente imposto. Activa-se e desactiva-se a partir de comandos instalados no volante ou na coluna de direção.

Alerta de velocidade

Ainda mais simples do que o dispositivo referido, o sistema de alerta de velocidade está desenvolvido para emitir uma advertência sonora ou luminosa (ou ambas) no painel de instrumentos, sempre que atingimos a velocidade que previamente foi selecionada no sistema. Dispositivos de última geração acrescentam a função de reconhecimento automático dos sinais de trânsito, o que permite ao sistema ajustar de forma autónoma o referido sinal de alerta.

Avisadores de radares

Disponíveis como funcionalidade de série em alguns sistemas multimédia ou como aplicações para smartphone, este tipo de equipamentos utiliza uma base de dados com a localização exata dos radares fixos, informação que combina com o posicionamento do veículo por GPS, para emitir o alerta metros antes.

Aplicações

Nos últimos anos, algumas aplicações para smartphone, como a SocialDrive, a Waze ou a iCoyote, permitem que os próprios utilizadores publiquem informação em tempo real sobre as diferentes situações de trânsito, avisando ou outros automobilistas para a possibilidade de um engarrafamento inesperado, um acidente ou uma operação de fiscalização das autoridades.

Detetores ou inibidores de radares; não arrisque!

Segundo a GNR, a instalação e utilização de quaisquer aparelhos, dispositivos ou produtos suscetíveis de revelar a presença ou perturbar o funcionamento de aparelhos destinados à deteção ou registo das infrações ao código da estrada, é sancionada com uma coima de 500 a 2 500 euros, para além da apreensão do veículo que o transporta.