Publicidade Continue a leitura a seguir

O meu carro ficou sem combustível. E agora?

Quando o automóvel fica sem combustível, quase todos os sistemas elétricos desligam-se. É preciso lembrar que deve procurar retirar o carro da estrada, pelo que vai necessitar de travar com mais força, pois o servofreio está desligado, e girar o volante com mais força para estacionar na berma, pois a direção assistida já não está a funcionar.
Quando estiver parado, deve cumprir os mesmos requisitos de segurança que tem com qualquer avaria, incluindo montar o triângulo de emergência. Se o carro não estiver bem estacionado, não o pode abandonar na estrada para ir buscar gasolina à bomba. Em vez disso, o mais seguro é activar o seguro em viagem e chamar um reboque.
Depois de encher o depósito, num carro a gasolina, bastará ligar o motor para voltar a funcionar, mas se não pegar à primeira, espere alguns minutos antes de tentar novamente. Num motor Diesel, necessita sempre de ajuda externa, por isso, se ficar sem gasóleo, mais vale chamar logo um reboque. Em qualquer situação, é sempre boa ideia levar o carro a um mecânico para verificar se todos os sistemas funcionam como devem.

Publicidade Continue a leitura a seguir

Não é uma “avaria” comum, mas pode acontecer. Por distração ou confiança excessiva, deixou o seu carro andar demasiado tempo na reserva e, aparentemente sem aviso, o carro simplesmente fica parado na estrada, sem combustível. Na galeria de fotos, explicamos quais são os passos a seguir caso chegue ao ponto de deixar o seu automóvel ficar sem combustível, mas vale sempre a pena lembrar que não há qualquer necessidade de deixar “secar” o depósito.

Primeiro, vale sempre a pena lembrar que todos os automóveis modernos têm uma luz de emergência junto à agulha do indicador do combustível, que avisa o condutor que entrou na reserva de combustível. Nessa altura, dependendo dos automóveis, tem entre 35 e 60 km para encontrar a próxima estação de combustível. Dentro da cidade, está sempre rodeado por estações de combustível, mas se estiver na estrada e na auto-estrada, assim que ligar a luz de reserva, não vale a pena fazer demasiados quilómetros, e é mais seguro parar na primeira bomba que encontrar.