Publicidade Continue a leitura a seguir

O perigo dos sinais de trânsito tapados

Publicidade Continue a leitura a seguir

Os sinais de trânsito são de extrema importância para manter os condutores avisados das condições na estrada, alterações à direção da via, limites de velocidade, aproximação de tráfego e muitos outros perigos. No entanto, necessitam de estar bem colocados ou visíveis, sob o risco de serem considerado inválidos. E embora pareçam ter a vantagem de um condutor evitar uma multa, o mais importante é que não estão a avisar quem vê na estrada de um perigo importante à frente.

Várias coisas podem impedir um sinal de estar visível, e é necessário que seja feita manutenção regular à sua aparência. Mesmo quando os sinais estão bem colocados, o mais comum é que estes acabem por ser tapados por vegetação circundante, incluindo arbustos e ramos de árvores. A vegetação pode tapar completamente um sinal, tornando-o completamente invisível mesmo a pouca distância. Sinais vandalizados, pintados ou com autocolantes por cima, tornam difíceis a identificação da informação de trânsito. O mesmo se passa quando a luz do sol ou vento e chuva constantes apagam a tinta do sinal. À noite, os sinais precisam de ser visíveis quando a luz incide sobre eles, ou necessitam de iluminação própria.

A má colocação também é comum, com o sinal virado para o lado errado. Mesmo um ângulo de 45 graus pode confundir uma pessoa que se aproxime sobre a quem se destina a informação, principalmente num cruzamento ou numa rotunda, podendo originar acidentes devido a uma travagem repentina ou quando um carro resolve não parar. Também é necessário que estes ficam a uma distância suficiente, por exemplo, informação sobre uma passagem de peões deve ser visível alguns metros da passadeira, caso contrário o condutor não terá tempo para realizar uma travagem em segurança.