Que equipamento devem os motociclistas usar no Verão?

18/07/2021

Com a chegada dos dias quentes, as roupas leves e arejadas são uma tentação. Mas e os motociclistas? Nesta parceria entre Motor 24 e Contesta Multas, da CRS advogados, explicamos o que diz o Código da Estrada sobre os equipamentos de proteção. Com temperaturas elevadas ou baixas…

No verão, o tempo quente leva os condutores a conduzirem com vestuário mais fresco. No entanto, é necessário ter precaução. Em termos rodoviários, isto pode significar a troca do carro pela mota, um veículo que apresenta de cautelas acrescidas quando o utilizamos.

“Aconselha-se a que quem viaje neste tipo de veículo utilize sempre equipamento de proteção, capacete, vestuário de proteção resistente e material retrorrefletor. Uma boa maneira de não sentir muito calor é utilizar equipamento de verão que lhe permita combater o calor graças às aberturas que ajudam a mitigar a sensação de sufoco, sem deixar a segurança de lado e manter sempre abertas as entradas de ar do capacete”, começa por aconselhar a Contesta Multas.

“Apesar do vestuário de proteção não ser um elemento de utilização obrigatória (e apenas recomendada), nos termos do artigo 82.º do Código da Estrada (CE), fazem parte da segurança passiva do condutor. O equipamento de segurança tem a finalidade de proteger o condutor, os passageiros ou o trânsito em geral, de modo a evitar ou a reduzir as causas e consequências de acidentes”, frisa.

“Além disto, há muitas outras dicas que lhe podemos deixamos para viajar em segurança, por exemplo, circular sempre com os médios acesos, para ser visto; não circular entre filas de veículos; tentar afastar-se dos ângulos mortos dos veículos; adequar a velocidade ao estado do piso e garantir a distância de segurança”, diz a Contesta Multas.