Publicidade Continue a leitura a seguir

Seguro automóvel: Dicas para escolher a melhor opção

Custo/benefício: Antes de mais, há que recordar uma noção muito simples de custo/benefício e adequar o tipo de seguro ao veículo em questão. Ou seja, há quem defenda que ter um seguro contra todos os riscos para uma viatura com mais de dez anos não faz sentido, sobretudo pelo custo adicional que representa, mas essa é sempre uma decisão que cabe ao tomador e proprietário do automóvel.
Proteções comuns: A mais básica de todas é a (obrigatória) cobertura de responsabilidade civil, que protege de danos materiais e pessoais causados por outra viatura, mas também os danos pessoais causados pelo condutor. Mas existe uma variedade de coberturas suplementares, como a de danos próprios, quebra isolada de vidros, proteção contra roubos e furtos, explosões, incêndios e catástrofes naturais, entre outros itens.
Opções variadas: Existem diversas seguradoras e cada uma tem especificidades próprias nas suas apólices, pelo que o ideal é comparar o que cada uma delas oferece, procurando sobretudo as coberturas que mais lhe interessarem. Por um lado, há opções que 'cobrem' uma grande vastidão de situações, desde sinistros automóveis, catástrofes naturais ou vidros partidos, havendo também o mais básico - já visto anteriormente - comummente denominado 'contra terceiros' (de responsabilidade civil), ao qual podem ser adicionados suplementos, como a quebra isolada de vidros.
Danos Próprios: Uma opção mais completa que oferece coberturas mais alargadas, como a dos danos causados ao automóvel do condutor quando a responsabilidade é atribuída a este último. Embora a proteção seja muito larga, algumas situações poderão obrigar ao pagamento de uma franquia (parte do prejuízo imputável ao tomador do seguro; quanto mais baixa for - ou seja, quanto menos lhe tocar a si -,maior será o valor de prémio a pagar, mas em contrapartida poderá ter menos a pagar em casos de prejuízos severos).
Simule: Uma das grandes vantagens da tecnologia é a existência de diversos simuladores online que lhe permitem introduzir os dados da sua viatura e obter um valor simulado que lhe dará uma noção básica do que poderá vir a gastar. As simulações são gratuitas e não implicam compromissos, pelo que não se precisa de preocupar com a cedência de dados. Tenha em conta parcerias com associações ou entidades que forneçam um valor de desconto. Pode ser-lhe útil.
Opções especiais: Neste campo, entram aquelas ocasiões em que na sua família existe mais do que um veículo e procura assim agregar as duas viaturas sob um mesmo seguro. Ou, de igual forma, como é que efetuar um seguro de vida poderá impactar no preço a pagar pelo seguro automóvel. Pergunte se haverá uma redução de preços se unificar todas as suas apólices numa única seguradora.
Contacte: Depois, reduzindo o leque àquelas que melhor correspondem à sua necessidade, pode pedir às seguradoras que lhe forneçam mais dados e detalhes das coberturas existentes – da obrigatória às opcionais –, havendo ainda que perguntar a franquia de cada uma. Tenha particular atenção às tabelas de penalização e de bonificação do prémio. Faça todas as questões que se lembrar, mesmo que pareçam absurdas à partida.
Procure respostas online: O mundo virtual tem outra vantagem graças à liberdade de procurar nos fóruns e sites online 'reviews' ou críticas (ou elogios...) a determinadas companhias de seguro. Cada caso é um caso, certamente, mas se muitas 'vozes' coincidirem nos mesmos pontos negativos, existirá uma grande possibilidade de lhe acontecer algo semelhante a si na eventualidade de um sinistro ou de uma qualquer outra situação que seja descrita. Seja inquisidor e investigue... veja também se a seguradora o pode ajudar 24 horas por dia em todos os dias do ano. Os sinistros são imprevisíveis e não escolhem datas ou horários.
Reduzir o custo de forma fácil: Muitas seguradoras concedem um valor mais baixo de prémio a pagar quando se opta pela modalidade de pagamento único em vez de se optar por uma modalidade de pagamento semestral ou trimestral. Embora sejam mais interessantes no imediato, podem significar um acréscimo no valor a pagar.
Cancelar: Caso queira cancelar a sua apólice com a atual seguradora, pode optar por dois métodos. No primeiro, requisite a resolução do contrato nos 30 dias anteriores da data assinalada na carta de pagamento como a de renovação de contrato e, na segunda, pode simplesmente não pagar o prémio dentro da data-limite.

Publicidade Continue a leitura a seguir

Qualquer veículo automóvel que circule na via pública tem de estar obrigatoriamente protegido com um seguro válido, mas com um número muito amplo de fornecedores deste tipo de serviços atualmente no mercado, é importante tomar atenção a uma série de fatores para que se obtenha a melhor cobertura para o automóvel e o valor mais em conta.

Até porque convém recordar que os acidentes não acontecem só aos outros. Veja na nossa galeria os principais pontos a reter.