É hábito comum de muitos portugueses destacar o selo da ficha de aprovação na Inspeção Periódica Obrigatória (IPO) e colocá-lo no para-brisas. Se também o faz, saiba que tal já não é necessário. Desde 2012 que a afixação do selo da inspeção no para-brisas deixou de ser obrigatória graças a um novo enquadramento das verificações técnicas de automóveis.

Ou seja, mesmo que coloque o selo verde destacável no para-brisas, o que interessa para as autoridades é a ficha em si (emitida no centro de inspeções autorizado pelo Instituto de Mobilidade e Transportes (IMT)) na qual se podem encontrar os dados da viatura e a anotação ou ausência de deficiências técnicas.

Em caso de esquecimento do documento (ou não tenha a devida inspeção cumprida), saiba que fica sujeito a uma coima que pode variar entre 60 e 300 euros, ficando ainda obrigado a devida ficha em local indicado pelo agente num prazo de oito dias.

Recorde-se que a inspeção periódica é obrigatória e essencial para garantir o correto funcionamento dos principais componentes do veículo e a segurança dos seus ocupantes e dos outros utentes da via pública.

Na galeria, pode relembrar aqueles que são os principais pontos a ter em conta antes de ir com o seu carro à inspeção periódica obrigatória.

Percorra a galeria de imagens acima clicando sobre as setas.