Publicidade Continue a leitura a seguir

Será que o start-stop estraga as velas do motor?

A vela tem como função fazer a primeira queima de combustível quando o motor está ligado. Num carro mais antigo, funcionaria apenas algumas vezes por dia, mas agora é chamada à ação em muitas mais ocasiões.
Isto quer dizer que a vela vai desgastar-se mais rapidamente que o normal, passando o motor a ter problemas com o arranque, acumulação de detritos e dificuldades em manter o motor ligado. Mas existem alternativas para manter tudo a funcionar sem problemas.
Elementos como a bateria e o motor de arranque são reforçados para lidar com a presença do sistema start-stop, e as velas não são exceção.
Até aqui, estas costumavam ter uma vida útil de 15 a 30 mil quilómetros, quando era recomendável a sua substituição, mas muitos motores já vêm de origem com velas preparadas para uma vida mais longa, até 100 mil quilómetros.
Estas são mais caras, mas valem a pena o preço na altura da substituição. Por isso, basta controlar a quilometragem e as velas vão sempre funcionar bem.

Publicidade Continue a leitura a seguir

O sistema start-stop passou a ser uma peça fundamental do motor do automóvel moderno, pois permite reduzir os consumos de combustível, desligando o motor quando o carro está parado no trânsito, e voltando a ativá-lo quando pressiona a embraiagem. Tudo funciona perfeitamente, mas existem uma peça que funciona mais do que o normal nestas condições: a vela de ignição.