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A Jeep assume-se, já este ano, como uma marca 100% eletrificada em Portugal. Tudo graças às novas versões híbridas plug-in dos modelos Jeep Renegade e Compass, que oferecem aos clientes um novo ponto de acesso à gama eletrificada da Jeep.

Os novos Renegade 4xe e Compass 4xe destacam-se pelo seu sistema híbrido, que contempla um motor turbo a gasolina de 1,3 litros (130 ou 180 cv), da nova família Global Small Engine, da FCA, a que se juntam os 60 cv produzidos pela “assistência elétrica” alimentada por uma bateria de 11,4 kWh. Isto significa uma potência máxima combinada entre as duas fontes de energia de 190 ou 240 cv.

À potência junta-se a praticidade: a bateria elétrica pode ser carregada em andamento ou através de uma fonte de energia externa, tanto em casa com a tomada doméstica, recorrendo à eficiente e prática easyWallbox ou à mais avançada Connected Wallbox, ou num ponto de carregamento público. Além disso, os Compass 4xe e Renegade 4xe passaram a ser Classe 1 nas portagens, o que significa uma poupança significativa na estrada.

Eletrificação aos montes

Os novos Jeep Renegade 4xe e Compass 4xe dispõem de três modos de funcionamento: “Híbrido”, “Elétrico” e “E-save”. Em todos os modos de condução, o sistema de travagem regenerativa recupera energia durante a desaceleração ou as travagens ligeiras. Adicionalmente, os Renegade 4xe e Compass 4xe funcionam em modo híbrido quando a bateria chega a um nível de carga mínimo, independentemente do modo selecionado. Mas vamos por partes.

O modo “Híbrido” foi projetado para uma utilização o mais eficiente possível, otimizando a potência e minimizando o consumo de combustível. O motor de combustão interna e o motor elétrico trabalham em conjunto, dependendo do tipo de estrada, com fases de recuperação de energia em travagem. Inicialmente, o sistema favorece a condução elétrica. Quando a bateria chega ao nível de carga mínima, é utilizado o motor de combustão interna para oferecer propulsão.

No caso do modo “Elétrico”, é o que proporciona uma autonomia média exclusivamente elétrica de aproximadamente 50 km com zero emissões. O sistema muda, automaticamente, para modo “Híbrido” quando a bateria estiver completamente descarregada ou quando o condutor carregar a fundo no pedal do acelerador. É possível atingir 130 km/h de velocidade máxima. É o modo ideal para deslocações no centro da cidade, com restrições ao trânsito e às emissões.

Quanto ao modo “E-save”, destina-se a manter a carga da bateria ou a efetuar o próprio carregamento utilizando o motor de combustão interna. Suporta dois modos secundários, denominados economia de bateria e carga de bateria, podendo ambos ser ativados através do ecrã do sistema Uconnect. A função de economia de bateria mantém o estado de carga da bateria através do uso predominante do motor de combustão interna. Já a função de carga de bateria, carrega a bateria até 80% através do funcionamento do motor de combustão interna, em que o gerador elétrico dianteiro combinado atua.

Tecnologia às quatro rodas

A travagem regenerativa é outro dos elementos fundamentais da natureza ecológica dos modelos 4xe da Jeep, permitindo que seja recuperada energia cinética das rodas em todas as fases de desaceleração e travagem. A energia é armazenada no pack de baterias em vez de ser dissipada como calor nos discos de travões. O sistema de travagem convencional é utilizado para imobilizar o veículo em caso de travagem de emergência ou circulando a velocidades muito baixas.

Mas há mais tecnologia. A lendária capacidade em todo-o-terreno da Jeep é garantida pelo sistema Jeep Active Drive Low, montado em todos os níveis de equipamento dos Renegade 4xe e Compass 4xe. A nova tecnologia híbrida plug-in realça a capacidade em todo-o-terreno de ambos os modelos, graças à combinação dos dois sistemas de propulsão que proporciona mais binário. Graças à nova tecnologia 4xe, a tração não é transmitida ao eixo traseiro através de um veio propulsor, mas sim por intermédio de um motor elétrico dedicado. O que permite separar os dois eixos e controlar o binário de forma independente e mais eficaz do que com um sistema mecânico, sendo a tração transmitida de imediato às rodas traseiras quando necessário.

E ainda há a combinação do sistema Jeep Active Drive Low com o controlo de tração Jeep Selec-Terrain, dispondo este último de cinco modos de condução: “Auto” (assegura uma contínua gestão da tração e é adequado para condução em todo-o-terreno), “Sport” (utiliza tanto o motor elétrico como o motor de combustão interna para oferecer performances desportivas), “Snow” (fornece mais aderência em condições extremas); “Mud/Sand” (modo de condução em todo-o-terreno ideal para enfrentar pisos de baixa aderência) e “Rock”.

Se a aventura faz parte do seu ADN, então os novos Renegade 4xe e Compass 4xe são a sua companhia perfeita para uma escapadela. Seja aos fins de semana ou no período de férias, a Jeep consegue tornar todos os momentos de condução eletrizantes e sustentáveis. Conheça todas as virtudes da nova gama Jeep aqui.
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