Equipado com uma evoluída motorização híbrida, que incluí tecnologia i-MMD (intelligent Multi Mode Drive), o Honda CR-V Hybrid torna a convivência entre combustão e eletricidade numa simbiose perfeita.

Tanto cumpre os requisitos dos chefes de família, como vai ao encontro das necessidades dos jovens condutores que pretendem aumentar o seu agregado familiar. O CR-V Hybrid, que, na versão 4×2, paga Classe 1 com Via Verde, é o primeiro SUV híbrido da Honda na Europa. O seu ex líbris deve-se, precisamente, ao sistema híbrido de elevada performance que o move. A Honda recorreu à tecnologia i-MMD (intelligent Multi Mode Drive), de modos múltiplos, que compreende dois motores elétricos, uma unidade de controlo de potência, um motor a gasolina, um conjunto de baterias de iões de Lítio e uma transmissão de relação fixa, que oferece elevados níveis de refinamento, capacidade de resposta e eficiência.

Estilo contemporâneo
Com um design exterior renovado, sofisticado e desportivo, o CR-V Hybrid destaca-se pelas linhas arqueadas largas, contornos mais abruptos no capot e na secção traseira, bem como pela evolução da linguagem estilística da Honda, que se encontra expressa na zona frontal, com os seus característicos faróis, que integram, de série, luzes de LED. Já o interior oferece melhorias ao nível da qualidade de condução, resposta da direção, controlo da carroçaria e gestão dos níveis de ruído, vibração e aspereza. O habitáculo foi alvo de diversas melhorias, apresentando-se, agora, mais confortável, mais funcional e mais conectado face ao modelo da anterior geração. O design elegante transmite uma sensação de força e solidez, enquanto a grande variedade de materiais, altamente táteis, reforça o ambiente premium.
Mas a característica mais marcante do CR-V Hybrid, que está disponível em versões de tração dianteira ou integral, é mesmo o sistema híbrido que o move. Concebido para oferecer o melhor de dois mundos, torna a convivência entre combustão e eletricidade numa simbiose perfeita. O CR-V Hybrid está, por isso, equipado com um eficiente motor de ciclo Atkinson i-VTEC a gasolina, de 2,0 litros, com 145 cv às 6.200 rpm, que é complementado por dois motores elétricos (ainda que um deles atue como gerador para recarregar as baterias), perfazendo um total de 184 cv de potência e 315 Nm de binário.

Três modos de condução
A tecnologia i-MMD (intelligent Multi Mode Drive) da Honda permite, como o próprio nome indica, mudar, de forma automática e inteligente, entre os três modos de condução, proporcionando elevada eficiência. No modo “EV” (100 elétrico), o conjunto de baterias de iões de Lítio alojado no piso da bagageira alimenta o motor elétrico de propulsão. No modo “Hybrid”, o motor de combustão fornece energia ao gerador que, por sua vez, a direciona para o motor elétrico. No modo motor de combustão, este está, diretamente, ligado às rodas motrizes através de uma embraiagem de bloqueio (denominada “embraiagem lock-up“). Na maior parte das situações de condução urbana, o CR-V Hybrid alterna entre o modo híbrido e o modo 100% elétrico, oferecendo, assim, a melhor eficiência em todas as situações.
Os controlos do seletor de condução do CR-V Hybrid estão posicionados na consola central, exibindo um design estilo interruptor compacto em vez de alavanca convencional. As posições “Drive”, “Park” e “Neutral” são selecionadas premindo os respetivos botões, ao passo que a marcha-atrás (“Reverse”) requer que se puxe a superfície específica, tal e qual como se faz com a ativação do travão de estacionamento eletrónico. Mas há mais. O botão “Sport”, por seu turno, faz com que o acelerador e a direção tenham uma resposta mais célere para o sistema híbrido. Já o botão “Econ”, permite tornar a condução mais eficiente, sendo toda esta gestão efetuada pelo sistema híbrido mediante a análise de determinados parâmetros, por mais que o condutor pretenda “forçar” determinadas situações. Caso a bateria disponha de carga suficiente, o botão “EV” permite circular em modo 100% elétrico durante, aproximadamente, 2 km, dependendo, claro, do estilo de condução e da velocidade.

Segurança cinco estrelas
Em vez de recorrer a uma transmissão convencional, o CR-V Hybrid dispõe de uma única transmissão fixa, que cria ligação direta entre os componentes móveis, resultando numa transferência de binário mais suave. Esta opção faz com que o sistema da Honda seja mais compacto e mais refinado comparativamente a uma transmissão planetária eCVT, normalmente utilizada por outros veículos híbridos.
Dotado de travões maiores com função regenerativa em desaceleração e equipado com sistema start/stop, o CR-V Hybrid obteve cinco estrelas nos mais recentes testes do Euro NCAP. Apostando num conceito de “Segurança em Todas as Direções”, a plataforma incorpora a mais recente geração da tecnologia exclusiva ACE (Advanced Compatibility Engineering), ou seja, carroçaria de engenharia de compatibilidade avançada. As funcionalidades de segurança passiva no CR-V Hybrid são complementadas pelo sistema Honda Sensing, um pack de tecnologias ativas de segurança e de assistência ao condutor presente de série, que integra travagem de emergência em caso de iminência de colisão, aviso de colisão frontal, aviso de saída de faixa, assistência na manutenção de faixa, cruise control adaptativo, reconhecimento de sinais de trânsito e aviso da presença de veículos no ângulo morto, só para citarmos alguns dispositivos.