Rodrigo Ferreira, de 16 anos, disputa atualmente a categoria X30 Super Shifter do Campeonato de Portugal de Karting KIA e, confrontado com a coincidência de datas em duas provas do KIA Picanto GT Cup, optou por lutar por mais um título no Karting.
Assim, a FPAK contactou Ricardo Borges e Tiago Teixeira, os outros dois finalistas na fase de seleção para o KIA Picanto GT Cup, tendo estes também optado por completar a época no Karting. Assim, a FPAK decidiu convidar Andriy Pits para substituir Rodrigo Ferreira naquelas duas provas, a primeira das quais já este fim-de-semana, no Circuito do Estoril e a outra em Jerez de la Frontera, em setembro.
Nascido na Ucrânia mas há muito radicado em Portugal, Andriy Pits foi por duas vezes campeão de Portugal e campeão de Espanha de Karting, além de ter sido vice-campeão do Mundo IAME, em 2016, tendo abandonado a carreira no final desse ano por falta de apoios.
Ni Amorim, presidente da FPAK, considera que a solução encontrada foi a mais justa para dar a oportunidade a um jovem campeão vindo do Karting: “É um jovem piloto de 18 anos que sempre foi ambicioso e bastante profissional”, referiu sobre a opção por Andriy Pits. “Tem estado afastado das pistas nos últimos anos, mas ficámos muito satisfeitos por lhe poder dar esta oportunidade, que foi recebida pelo próprio com enorme satisfação. Acreditamos que o KIA Picanto da FPAK está bem entregue e esperamos que esta participação abra outras portas para o futuro deste jovem piloto”.