Baja Portalegre 500: a hora de todas as decisões

22/10/2019

Alexandre Ré (VW Amarok) chega á decisiva Baja Portalegre 500 na liderança do Campeonato de Portugal de Todo-o-Terreno AM 48
A 33.ª edição da emblemática Baja Portalegre 500, nos dias 24 a 26 de outubro , apresenta cartaz refulgente, em que brilham, na lista de 106 autos inscritos, estrelas do universo do todo-o-terreno mundial e os melhores valores nacionais.

Em ambos os domínios, a decisão dos títulos – Taça Mundial FIA de Bajas e Campeonato Nacional de Todo-o-Terreno AM 48 – permite antever luta empolgante até ao derradeiro quilómetro da prova do ACP, marcada ainda por algumas estreias e regressos de monta.

A baja alentejana, considerada, muito justamente, como a grande festa do todo-o-terreno nacional, é uma prova extensa, dura por tradição e particularmente seletiva. Atributos de peso para decidir quem vai ser o novo campeão e suceder a João Ramos.

Um ano volvido, a história repete-se e Portalegre volta a ser palco de uma luta a quatro para a conquista do ambicionado título nacional.

No ano do regresso a tempo inteiro à competição, quase uma década volvida, o aveirense Alexandre Ré (VW Amarok) está em posição privilegiada após as quatro provas realizadas e que tiveram igual número de vencedores, numa clara afirmação da competitividade do CPTT/AM 48.

O piloto nortenho tem uma vintena de pontos de vantagem para Tiago Reis (Mitsubishi Racing Lancer), vencedor da última prova, a Baja de Idanha-a-Nova, e para Pedro Dias da Silva (Ford MO EXR05).

No entanto, e dado o facto de contarem quatro das cinco pontuações contabilizadas, as contas são mais complicadas e a diferença acaba por ser menos significativa entre Ré e Reis.

Mais distante está André Amaral (Ford Ranger). Apesar de mais consistente esta temporada, o piloto da Ford Ranger tem hipóteses meramente aritméticas para chegar ao título.

Mas, certamente que João Ramos (Toyota Hilux) quer despedir-se do título com um resultado que faça esquecer uma época menos positiva em que conseguiu apenas um triunfo – Baja de Loulé –, algo que se aplica igualmente a Nuno Matos (Fiat Full Back Proto) , que começou a temporada a vencer (Baja do Pinhal).

Regressos em tempo de estreias

De salientar, o regresso de Alejandro Martins para fazer a estreia ao volante de um John Cooper Works Rally, praticamente um ano após o grave acidente sofrido em Marrocos e que afastou o piloto da discussão final do título de 2018.
Alejandro Martins regressa á competição estreando-se com um John Cooper Works Rally

Outras estreias na hora do regresso são protagonizada por Hélder Oliveira; Miguel Barbosa e Ricardo Porém,

O piloto de Barcelos alinha num Mini All4 Racing, igualmente integrado na estrutura da MRacing, que conta ainda, entre os out-siders, com Luis Recuenco (Min All4 Racing) e Paulo Rui Ferreira (Toyota Hilux).

O pluricampeão nacional, que conta com três vitórias na Baja Portalegre 500 (2002, 2003 e 2007), alinha ao volante de um Toyota Hilux da Overdrive na hora do regresso ao todo-o-terreno.

Autor de proeza única – quatro triunfos consecutivos (2014 a 2017), Ricardo Porém, «motivado para fazer uma grande prova», regressa a Portalegre para fazer a estreia com um Borgward BX7 DKr Evo, integrado na mesma equipa de Joan Roma. O vencedor do Dakar impôs-se o ano passado na prova do ACP e é um dos nomes sonantes do valioso plantel estrangeiro.

Três pontos separam trio de candidatos

A baja criada pelo saudoso José Megre é decisiva para atribuição da Taça do Mundo FIA e do troféu da categoria T3.

O título FIA vai ser discutido por um trio de pilotos. após sete provas, o russo Vladimir Vasilyev (Toyota Hilux Overdrive) é lider com 112 pontos: seguido pelo argentino Orlando Terranova (111 pontos) e pelo polaco Jakub Przygonski (109 pontos), ambos em John Cooper Works Rally da estrutura alemã X-Raid.

Entre os inscritos, figuram ainda Boris Garafulic (John Cooper Works Rally); Grégoire de Mévius (Toyota Hiluix Overdrive) e Marcos de Moraes (VW Amarok) e os chineses Wang Jing e Chen Feng, ambos em VW Off Road.

No Troféu T3, liderança de outro piloto russo — Fedor Vorobyev, com 132 pontos, seguido pelo italiano Michele Cinotto (110).

Mais longe está o 3.º classificado, o espanhol Santiago Navarro (76 pontos).
Tiago Reis (Mitsubishi Racing Lancer) venceu em Idanha-a-Nova e passou a repartir a vice-liderança do campeonato

Ente os portugueses, figuram igualmente na lista de inscritos Miguel Casaca (Mitsubishi CCX Proto), Alexandre Franco (BMW X1 Proto), César Sequeira (Mini Paceman); Edgar Condenso (Opel Mokka Proto), Nuno Madeira (Kia Sportage), Lino Carapeta (Évoque Proto).

Em aberto está ainda a atribuição do título nacional da categoria T2. Nuno Corvo (Nissan Pathfinder) é líder, repartindo os triunfos (dois) com Georgino Pedroso (Isuzu D-Max).

Em relação ao T8, o portalegrense João Rato (Bowler Wildcat) faz a festa de consagração em casa.

Pedro Dias da Silva (Ford EXR 05) é um dos vice-líderes do campeonato

Programa

A estrutura da Baja Portalegre 500 não difere do que tem sido nos últimos anos: a cerimónia de partida está marcada para o centro de Portalegre na 5.ª feira, dia 24 de outubro (21.30 horas).

No dia seguinte (sexta feira), o prólogo (5,35 km) na herdade das Coutadas tem início às 10.30 horas. A partida para o 1.º setor cronometrado (99,92 km) é dada de Ponte de Sor (14.35 horas).

André Amaral (Ford Ranger), 4.º classificado do CPTT/AM 48 tem sido protagonista de uma época marcada pela consistência

O último dia (sábado) começa cedo – 6.20 horas – e é preenchido com dois setores seletivos: o primeiro, com 191,75 km, a partir das 7.50 horas; o segundo, na extensão de 211,78 km, com arranque às 13.45 horas.

Ao todo, 508,10 km ao cronómetro

A cerimónia do pódio está prevista para as 17.45 horas.

Ver mais em:

https://www.bajaportalegre500.com/homepage.aspx?menuid=1