Um erro, logo a abrir o último dia da Baja Portalegre 500, acabou por ditar alteração na liderança na manhã em que a dupla Miguel Barbosa/Pedro Velosa entrou com o pé esquerdo, após ter dominado por completo a etapa da véspera.
Na corrida ao título nacional, o setor matinal – o mais extenso (193,5 km) – foi favorável a Alexandre Ré (VW), o mais rápido, que ultrapassou Tiago Reis (Mitsubishi) por cinco segundos.
O argentino Orlando Terranova (Mini JCW) aproveitou o engano no percurso protagonizado por Miguel Barbosa para ascender à liderança e manter vantagem na corrida à Taça do Mundo FIA.
Uma luta que passou a ser um duelo entre os Mini JCW do sul-americano e do polaco Jakub Przygonski, uma vez que Vladimir Vasyliev ficou parado a 20 km do final do setor cronometrado, com o veio central da transmissão da Toyota Hilux partido. Valeu ao piloto russo a ajuda de Miguel Barbosa, que, num gesto de desportivismo, rebocou a pick up do adversário até à assistência.
Para trás ficara uma manhã para o pluricampeão nacional esquecer.
«Perdemo-nos logo de início e atrasámo-nos pois só tarde vimos que estávamos no percurso errado. Parámos para não prejudicar a prova do Vasyliev, que surgiu um minuto e picos depois», contou Miguel Barbosa ao MOTOR 24.
Mas, outras contrariedades surgiram:
«Após termos retomado a prova, o motor entrou em modo de segurança. Tentámos resolver a situação, mas depois ficámos sem segunda velocidade e optámos por desistir», explicou um desalentado Miguel Barbosa, parco em palavras quanto ao futuro no todo-o-terreno:
«Este não era o resultado que ambicionávamos. Vamos ver», acrescentou.
Com a saída de cena do pluricampeão nacional, a dupla Hélder Oliveira/Paulo Fiúza, protagonista de vistosa recuperação do 18.º para o 4.º lugar, assinou o 2.º tempo no setor cronometrado e passou a ser a melhor portuguesa em prova.
«Ao contrário da véspera, não tivemos problemas, a não ser falta de tração traseira na parte final, o que tornou o carro mais instável», explicou o piloto do Mini All4 Racing.
Á frente do piloto de Barcelos, Nani Roma (3.º) , com elogios ao acerto da suspensão e queixas da direção do Borgward, «muito dura após sucessivas passagens nas zonas de água», e Jakub Przygonski (Mini JCW), vice-líder, ficaram separados por 29 segundos.
Alexandre Ré em vantagem no CPTT/AM48
No duelo pela conquista do Campeonato de Portugal de Todo-o-Terreno/AM 48, Alexandre Ré (VW Amarok), em bom plano, somou um ponto ao vencer o setor e passou a liderar, com cinco segundos de vantagem para Tiago Reis.
O piloto do Mitsubishi Racing Lancer confessou ao MOTOR 24:
«Tive duas saídas de pista e, numa delas, deixei o motor ia abaixo num gancho. Perdi segundos preciosos», explicou o piloto do Team Transfradelos.
Ricardo Porém com motor mais evoluído no Dakar
No escalonamento nacional, Ricardo Porém (7.º da geral) furou quando seguia no pó de César Sequeira e não evitou mesmo um toque na traseira do Mini.
O piloto leiriense do Borgward vai dispor, no Dakar 2020, de uma nova evolução de motor.
Com sérios problemas de travões no BMW X1 Proto logo ao Km 10, Alexandre Franco baixou um lugar na geral – desceu para a 9.ª posição – e Nuno Madeira (Kia Sportage) fechou o top 10, seguido de Pedro Silva da Silpa (Ford EXR05); Nuno Matos (Fiat Fullback Proto); André Amaral (Ford Ranger); Miguel Casaca (Mitsubishi CCX) e Alejandro Martins (Mini JCW), que voltou a não ter sorte: partiu uma transmissão logo no início do setor, o mais extenso do programa.
Na categoria T2, a dupla leiriense João Ferreira/David Monteiro manteve o Toyota Land Cruiser no topo, o mesmo sucedendo com Henrique Silva/Henrique Damásio (Mini Paceman) no Evento Nacional.
Ver mais em:
https://www.bajaportalegre500.com/homepage.aspx?menuid=1
http://cptt.cronobandeira.com/index.php?lang=0&evento=1&local=321&rfr=1&idx=1