Uma escola de karting em pleno centro histórico de Braga

A Kart Kid Race School arrancou oficialmente no passado sábado (dia 24 fevereiro), com a realização da primeira prova de seleção em pleno ‘coração’ da cidade de Braga. Cerca de uma dezena de crianças, com idades entre os 5 e os 10 anos, descobriram a modalidade com aulas teóricas e práticas numa pista montada para o efeito.

Captação, formação e competição. É desta forma que os responsáveis da Kart Kid Race School resumem o projeto de iniciação no karting lançado pela empresa New Sale com o apoio oficial da Federação Portuguesa de Automobilismo e Karting (FPAK), do Instituto Português do Desporto e Juventude (IPDJ) e pela Braga – Cidade Europeia do Desporto 2018. E, foi precisamente na capital minhota que arrancou, no passado sábado, a fase de seleção dos jovens pilotos que irão participar no Troféu Kart Kid Race School em 2018, que será constituído por 7 provas (com aulas teóricas e fase de competição) acompanhando os calendários do Open de Portugal, Campeonato de Portugal e Taça de Portugal de Karting.

O karting foi à cidade

Tendo como cenário o emblemático do Largo do Pópulo, em pleno centro histórico de Braga, cerca de uma dezena de crianças descobriram a prática do karting, primeiro com sessões teóricas e de preparação, ministradas por António Barbosa Ferreira (mentor do projeto), e depois através de diversos exercícios em pista supervisionados por técnicos, que abordaram o domínio mais básico da modalidade: as regras em pista, as trajetórias, as técnicas de pilotagem, a travagem e, para contentamento geral, uma primeira ‘amostra’ do que é rodar em pelotão numa pista.

Os estreantes foram acompanhados e apadrinhados pelos jovens Pedro Moura, atual campeão nacional da categoria Iniciação, e Afonso Ferreira, vencedor da Taça de Portugal da categoria Júnior em 2017. Tudo num salutar espírito de aprendizagem e fair play, num evento que atraiu centenas de curiosos ao Largo do Pópulo:“O balanço é muito positivo”, referiu António Barbosa Ferreira no rescaldo da prova de seleção em Braga. “O evento comprovou que o projeto é relevante e que o grande desafio da Kart Kid Race S chool não é a sua implementação, mas sim a forma como a mensagem do Karting pode passar para o grande público. Tudo correu exatamente como estava planeado. No debriefing com os participantes e os pais recebemos elogios que nos deixam confiantes e motivados, mas que também nos dão maior responsabilidade. A nossa aposta é massificar a atividade do Karting na juventude e, nesse sentido, creio que demos um primeiro passo importante. É através de projetos como este que as pessoas percebem como o Karting pode ser um instrumento de eleição para formação de pilotos e de desportistas”, concluiu o responsável do projeto. No próximo sábado (3 de março), a Kart Kid Race School ruma a sul para a sua segunda prova de seleção, no Kartódromo Internacional de Palmela.

Por: Ricardo S. Araújo e Filipe Cairrão