André Lavadinho é um fotógrafo português que trabalha no Campeonato do Mundo FIA de Ralis (WRC) há vários anos, mas que sempre alimentou o sonho de participar num rali oficial como piloto. O sonho vai tornar-se realidade este fim de semana, no Constálica Rali de Vouzela, e logo ao volante de um Hyundai i20 R5.

Tudo começou num encontro com o lendário piloto espanhol Carlos Sainz, quando André Lavadinho ainda era uma criança. O ‘bichinho’ dos ralis ficou instalado e com o passar dos anos, o jovem natural de Guimarães tornou-se um dos mais respeitados fotógrafos de ralis do Mundo, trabalhando no WRC desde 2007.

Só que, apesar da paixão pela fotografia, André Lavadinho nunca escondeu que gostaria de passar para o lado de dentro dos carros de competição, tornando-se piloto de ralis. Um sonho que vai concretizar-se no asfalto de Vouzela, no próximo fim de semana, ao volante de um competitivo Hyundai i20 R5 da equipa Racing4You e navegado pelo experiente Hugo Magalhães (navegador do tricampeão nacional, Bruno Magalhães).

“Depois das super especiais em Joane e Riba D’Ave, fiquei com a certeza que poderia pilotar um R5 num rali oficial”, afirmou André Lavadinho. “Felizmente, conseguimos reunir as condições necessárias para viabilizar o projeto, num desafio que se torna ainda mais interessante dada a vontade da organização do Constálica Rali de Vouzela em ter um evento mais ‘amigo’ do ambiente, com o projeto RACE4ECO. No fundo, vou concretizar um sonho de criança ao participar num verdadeiro rali e ao mesmo tempo promover um projeto de sustentabilidade ambiental, algo que também é muito importante no desporto automóvel”, referiu.

O Constálica Rali de Vouzela terá nove classificativas de asfalto e uma extensão total de 80 quilómetros cronometrados. A prova começa com uma super-especial urbana no centro de Vouzela, no sábado à noite, e para domingo estão agendadas as restantes oito classificativas.