É pensando nessa mesma circunstância e na quantidade de modelos 208 R2 que estão atualmente em competição que as Peugeot de Portugal e Espanha se uniram para criar a Peugeot Rally Cup Ibérica 2018, uma competição que tem o condão de ser verdadeiramente ibérica no sentido em que a temporada é composta por seis provas a dividir pelos dois países, havendo ainda o aliciante de ter dois ralis do Campeonato do Mundo de Ralis (WRC), os Ralis de Portugal (17 a 20 de maio) e da Catalunha/Espanha (25 a 28 de outubro). Nestas duas provas, o troféu da Peugeot apenas se irá desenrolar na primeira etapa.
“Os ralis vivem na Peugeot. Queremos reforçar a presença da competição na marca. Um projeto inédito entre os dois países que visa passar os valores da marca e reforçar aquilo que nos traz a competição automóvel”, começou por destacar Jorge Tomé, diretor-geral da Peugeot Portugal e Espanha, enaltecendo que a fase inicial do troféu, a avaliar pelo interesse que granjeou, “já surpreendeu”.
Isto na medida em que a Peugeot Rally Cup Ibérica conta já com 21 pilotos inscritos nesta edição, com os portugueses em maior número: no total são dez os inscritos lusos, seguindo-se o contingente espanhol com nove inscritos e, por fim, duas formações britânicas, sendo de realçar que uma destas é comandada por uma mulher, abrindo, de imediato, o caminho ao lançamento de uma ‘Ladies Cup’.
Caberá à Sports & You a posição de parceira técnica desta competição, com José Pedro Fontes a a destacar o potencial de sucesso do Peugeot 208 R2 no lançamento de novos talentos: “É uma plataforma que serve para lançar novos valores com o apoio da marcas nos dois países, aproveitando ainda o facto de Portugal e Espanha serem dos países com as melhores condições para fazer ralis”.
Sobre o 208 R2, trata-se de um modelo de competição ‘puro’, sendo construído de origem pela Sports & You, neste caso, fazendo-se valer de um motor de 1.6 litros (1598 cc) com 185 CV às 7800 rpm, caixa manual sequencial de cinco velocidades e tração dianteira.
Um 208 R5 como aliciante superior
A vertente dos prémios é naturalmente um trunfo importante, como reconhece a própria marca, na medida em que um dos objetivos passa por “promover a entrada nos ralis de jovens pilotos que, com recursos financeiros mais limitados, têm nas compensações pecuniárias uma ajuda importante na composição dos seus orçamentos para a época”. Assim, serão distribuídos prémios no valor total de 20.000 euros por rali, com o vencedor a receber 5000€, o segundo 4000€ e o terceiro 3000€, havendo recompensas pecuniárias até ao décimo classificado (500 euros). Saliente-se que 50% do valor é entregue em ‘voucher’ de peças Peugeot.
Além desses valores, em simultâneo com a realização de cada rali, será entregue, por prova, um prémio de 1000 euros ao piloto Junior que obtiver a melhor classificação (idade inferior a 27 anos), sendo este prémio acumulado com o lugar conquistado na classificação geral da Peugeot Rally Cup Ibérica. O valor de inscrição é de 1900 euros e contempla desde logo a entrega de dois fatos de competição e o KIT de imagem da competição.Por fim, o prémio final e corolário máximo para o piloto com melhor pontuação no cômputo das seis provas da temporada é a possibilidade de competirem num rali de 2019 na Península Ibérica ao volante de um 208 R5. Para o efeito, será escolhido um dos ralis que se realizam na Península Ibérica.
O calendário para a primeira temporada compreende os Vodafone Rali de Portugal (1ª Etapa), Rali de Castelo Branco (30 de junho e 1 de julho), Rallye de Ferrol (20 e 21 de julho), Rallye Princesa das Astúrias (14 e 15 de setembro), Rali da Catalunha/Espanha (1ª Etapa) e Rali Casinos do Algarve (17 e 18 de novembro).
A Federação Portuguesa de Automobilismo e Karting (FPAK) foi parte importante na elaboração deste projeto conjunto entre Portugal e Espanha, agilizando contactos com a sua congénere espanhola, com Ni Amorim, presidente daquela entidade, a destacar o potencial desta iniciativa também eventuais novos conceitos que possam nascer com outras marcas.
‘Super-especial da Marina’
Note-se que Francisco Abreu é um dos pilotos que a Peugeot Sport Portugal tem sob sua alçada para competir no Campeonato Europeu de TCR com um 308.
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